Mourão comparece a lançamento de livro sobre escolas cívico-militares

Mourão comparece a lançamento de livro sobre escolas cívico-militares

Obra foi escrita pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco

Christian Bueller

publicidade

O vice-presidência da República, general Hamilton Mourão, compareceu, na manhã de quarta-feira, ao lançamento do livro “Escola Cívico-Militar: Uma Esperança para o Brasil”, de escrito pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco. É do parlamentar a autoria do projeto que deu origem à lei que implementa no RS este modelo nas escolas. A solenidade ocorreu no Colégio Militar de Porto Alegre.

Aluno dos colégios militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, Mourão é o autor do prefácio do livro de Zucco. “Na educação se busca, sempre, criar competências através do conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências. As escolas militares somam projeto pedagógico com atitudes e valores, forjando cidadãos responsáveis”, afirmou o vice-presidente, que lembrou os seus tempos de interno no colégio. O general elogiou a iniciativa do deputado. “Com coragem e determinação, Zucco elaborou o livro para transmitir conhecimento e a experiência deste exitoso modelo de ensino”. Segundo ele, a instalação das escolas cívico-militares “é a vitória da sociedade gaúcha porque as crianças e adolescentes são o futuro, os responsáveis pela manutenção da grandeza do Rio Grande do Sul”. Mourão escreveu no prefácio que “a escola cívico-militar se constitui em importante ferramenta para o resgato do ensino básico e médio, além de forjar uma juventude para ser a base pensante para um Brasil mais forte e pujante”.

Visivelmente emocionado, o parlamentar disse que o livro é um “sonho realizado” e agradeceu o apoio da família durante o seu mandato. Zucco contou que trata-se de um trabalho de 49 capítulos, singelo, com conceitos e um conjunto de depoimentos, além de definições para que a sociedade conheça melhor o modelo cívico-militar. “Cerca de 40 municípios gaúchos já manifestaram interesse em aderir ao modelo, comprovando a busca deste ensino de qualidade caracterizado por conteúdo e comprometimento na formação de cidadãos íntegros”, acrescentou.

Zucco destacou que o modelo emprega militares da reserva das Forças Armadas e da Brigada Militar na função de monitoria das escolas. Para ele, o sucesso do modelo deve-se, também, “à conjugação de características como ensinamentos cívicos, cumprimento de regras, culto aos valores nacionais, prática diária da disciplina, respeito e o correto entendimento da hierarquia”.

Mourão encerrou o evento prestando uma continência ao deputado, que entregou um exemplar do livro com uma dedicatória ao vice-presidente. Participaram da solenidade, ainda, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, entre outras autoridades civis e militares.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895