MP entrega dados de varredura no Daer

MP entrega dados de varredura no Daer

Força-tarefa que investiga autarquia se reuniu ontem para planejar ações

Correio do Povo

Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana (E), recebeu grupo de trabalho

publicidade

 Cópias de ações iniciais de improbidade, ações ajuizadas, recomendações expedidas, inquéritos civis em tramitação ou que tramitaram recentemente integram o material entregue ontem pelo Ministério Público (MP) estadual à força-tarefa montada pelo governo para investigar irregularidades no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O material ainda não contém a totalidade dos expedientes do MP envolvendo o Daer, mas dá uma ideia da quantidade de irregularidades apontadas e da existência de falhas recorrentes, detectadas há anos, e não sanadas.

A varredura feita pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, por exemplo, foi feita a partir de 1999. "Consideramos importante que mesmo os processos já arquivados fossem resgatados, porque eles nos fornecem informações a respeito do tipo de falha", esclarece o promotor Cesar Faccioli. Assessor da sub-procuradoria para Assuntos Institucionais, ele foi destacado para representar o MP na força-tarefa.

Somente na Defesa do Patrimônio Público, que Faccioli comandou até pouco tempo, foram levantadas 23 ações em curso envolvendo o Daer: a maior parte delas (17) é referente a concessões de estações rodoviárias. Outras tratam da instalação de medidores de velocidade (pardais), da concessão de transporte intermunicipal de passageiros, da concessão de licenças para autorizar empresas de transporte a operarem em viagens especiais (excursões), de irregularidades em vistorias, e da anulação da licitação para a concessão da Rodovia do Progresso, a ERS 010, além dos casos de improbidade. Estão em fase de conclusão os levantamentos feitos pela Promotoria dos Crimes Licitatórios e os realizados pelas comarcas no interior do Estado, que devem ser concluídos na próxima semana.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895