Negociador da União Europeia defende dar ao diálogo pós-Brexit "oportunidade de sucesso"

Negociador da União Europeia defende dar ao diálogo pós-Brexit "oportunidade de sucesso"

Londres e Bruxelas buscam chegar a um acordo até 31 de dezembro, quando termina o período de transição

AFP

No dia 1º de janeiro de 2021, o Reino Unido sairá de maneira definitiva do mercado único e da união alfandegária

publicidade

O principal negociador da União Europeia (UE) para as relações pós-Brexit, o francês Michel Barnier, defendeu nesta segunda-feira a continuidade das conversações com o Reino Unido, alegando que é necessário dar ao diálogo a oportunidade de sucesso. "É nossa responsabilidade dar às conversações cada chance de sucesso. Nunca antes um acordo tão amplo (...) foi negociado de forma tão transparente e em tão pouco tempo", escreveu o diplomata no Twitter.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, haviam anunciado que o domingo era o prazo final da negociação, mas optaram por prosseguir com o diálogo. Londres e Bruxelas buscam chegar a um acordo até 31 de dezembro, quando termina o período de transição, pois no dia 1º de janeiro o Reino Unido sairá de maneira definitiva do mercado único e da união alfandegária.

Barnier apresentou nesta segunda-feira um panorama das negociações aos embaixadores dos países europeus na UE e também aos integrantes de uma comissão especial do Parlamento Europeu. O Reino Unido abandonou oficialmente a UE em 31 de janeiro e a partir de março Londres e Bruxelas começaram a negociar o acordo.

Mas as negociações ficaram bloqueadas em três temas: acesso dos navios pesqueiros europeus a águas britânicas, normas de concorrência para o acesso de empresas britânicas ao mercado europeu e o futuro mecanismo de solução de divergências. Dos três, a questão sobre as normas de concorrência é a que apresenta os maiores desafios, de acordo com fontes diplomáticas.

Veja Também

 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895