“Ninguém aqui é o tio Patinhas", diz Beto Albuquerque

“Ninguém aqui é o tio Patinhas", diz Beto Albuquerque

Secretário de Infraestrutura disse não ter como honrar convênios realizados no governo passado

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

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O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, disse não ter como honrar convênios realizados pelo governo passado com os municípios para resolver demandas como a criação de rodovias e de acesso asfáltico. Ele explicou que os valores envolvidos correspondem a quase 70% do orçamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer). “Não tenho como honrar compromissos assumidos pelo governo anterior sem que ele tenha tido a prudênci e, o respeito à Lei de Responsablidade Fiscal de deixar no orçamento os recursos necessários”, disse.

Albuquerque informou que o Daer contratou R$ 200 milhões e deixou R$ 14 milhões no orçamento para 2011. “Ninguém aqui é Tio Patinhas”, comentou, fazendo uma alusão ao personagem rico de Walt Disney. Um relatório sobre a situação encontrada na secretaria vai ser apresentado na quinta-feira ao governador Tarso Genro. O secretário adiantou que as obras em andamento terão continuidade, enquanto as que não começaram passarão por uma avaliação.

O secretário informou que o orçamento da Pasta da Infraestrutura e Logística é de R$ 322 milhões. Apenas a duplicação da ERS-118, entre Sapucaia e Gravataí, pode consumir todo o recurso, entre obras e desapropriações, afirmou. “Para quem ouviu cantarolar que tem R$ 3 bilhões em caixa, está abaixo da média”, comentou, lembrando o déficit zero anunciado pela ex-governadora Yeda Crusius.

Sobre as estradas utilizadas no período de veraneio, Beto disse que é preciso uma avaliação caso a caso para resolver o problema. Nesse fim de semana, motoristas demoraram quase uma hora para percorrer um trecho de 20 quilômetros, na ERS-030, entre Tramandaí e Osório. A ERS-389, a Estrada do Mar, também teve momentos de saturação com mais de 45 carros por minuto (limite) trafegando pela via.

A ERS-040, administrada pela concessionária Univias, registrou movimento intenso e exigiu paciência dos condutores. “Essa tem pedágio e é rodovia simples. É uma incongruência feita no passado. A tendência é que isso não se mantenha”, disse. Os contratos com as concessionárias se encerram em 2013 e serão respeitados, garantiu o secretário.

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