Novo reitor da UFRJ promete reavaliar título honorário concedido a Médici

Novo reitor da UFRJ promete reavaliar título honorário concedido a Médici

Leher defende que a universidade contribua para que as nova gerações conheçam os fatos da ditadura

publicidade

O novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, tomou posse nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, em cerimônia no Centro de Tecnologia da instituição. Ele prometeu reavaliar o título honorário concedido a Emílio Garrastazu Médici, no período em que foi presidente do Brasil, durante a ditadura militar.

"Esse ato não é só histórico, de reparação da nossa história, é mais do que isso. Hoje, existem forças na sociedade que reivindicam o retorno de modelos ditatoriais", disse Leher em seu discurso de posse.

O reitor defendeu que a universidade tem a responsabilidade de contribuir para que as novas gerações conheçam de forma detalhada o que se passou no período da ditadura. Ele prometeu apoiar o trabalho das comissões da verdade.

Médici recebeu o título de Doutor Honoris Causa na UFRJ quando ainda ocupava o posto de presidente na Ditadura Militar, em 1972. A reavaliação do título será proposta pela reitoria ao Conselho Universitário, que reúne representantes de toda a comunidade acadêmica: "Esta honraria não pode ser dada a pessoas que afrontaram os direitos humanos. Foi nos anos 70, no auge do período repressivo", argumentou o reitor.

Em seu discurso de posse, Leher também se manifestou contra a segunda votação da redução da maioridade penal, na Câmara dos Deputados, e disse que o Brasil vive "uma crise política de enorme alcance".

"O que presenciamos no parlamento brasileiro, de forma indignada, a aprovação da redução maioridade penal – depois ter sido derrotada – é uma das expressões da polarização que está em curso na sociedade brasileira. É a degeneração das formas de representação, carcomidas por representantes dos grupos econômicos e religiosos, radicalmente antirrepublicanos e antidemocráticos", afirmou".

Roberto Leher tem 54 anos e é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRJ. Formado na UFRJ em Ciências Biológicas em 1984, ele tem mestrado em educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Leher foi eleito para um mandato que termina em 2019 e terá como vice-reitora a professora Denise Nascimento, da Faculdade de Odontologia.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895