Pesquisa em Canoas indica intenção de voto
capa

Pesquisa em Canoas indica intenção de voto

Segundo números do Instituto Methodus, ex-prefeito Jairo Jorge obteria 54% dos votos se a eleição fosse hoje

Por
Correio do Povo

publicidade

Pesquisa do Instituto Methodus em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, indica que o ex-prefeito Jairo Jorge (PDT) obteria 54% dos votos caso a eleição municipal fosse hoje. O atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB), seria o escolhido por 8,7% dos eleitores. Nelsinho Metalúrgico (PT) obteve 5,8% das intenções de voto. Felipe Martini (PSDB), Simone Sabin (PSL), Paulo Sérgio (PSol) e Simone Leite (PP) não chegaram a 5%. 

Conforme o diretor do instituto, Jefferson Jaques, os eleitores costumam ser “muito criteriosos” quando o político avaliado é o prefeito. “A vida na cidade faz com que o eleitor saiba como está sendo a entrega da prefeitura para sua comunidade. O eleitor vivencia as situações relacionadas com temas fundamentais como saúde, educação, limpeza dos espaços públicos, conservação das vias urbanas”, analisou.

Para Jaques, esta capacidade de avaliação dos eleitores nas eleições municipais exigirá que os candidatos comprovem competências de gestão e habilidades de comunicação, tanto para ouvir e entender os anseios das pessoas, quanto de transmitir suas estratégias para resolver os problemas da cidade. O Methodus entrevistou 800 eleitores do município no período de 16 a 20 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos próximos meses, o Instituto Methodus fará pesquisas, reproduzidas no CP, nos principais colégios eleitorais do Estado.