Plano de reestruturação da Prefeitura está traçado
capa

Plano de reestruturação da Prefeitura está traçado

Coordenador da campanha de Marchezan disse que 37 áreas serão prioritárias

Por
Flávia Bemfica

Krieger é apontado como um dos homens fortes do futuro govern

publicidade

O presidente do PP em Porto Alegre, Kevin Krieger, que coordenou a campanha do prefeito eleito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), disse nessa terça que a partir da próxima semana terá início, por parte dos vencedores, o encaminhamento da transição entre os governos. “Em conjunto com a transição já planejaremos a reestruturação. Conforme havíamos anunciado, a ideia é diminuir em pelo menos 30% a estrutura. Depois desta etapa partiremos para a composição do secretariado”, destacou.

Kevin adiantou quais das 37 áreas entre secretarias, departamentos, autarquias e gabinetes com status de secretaria serão prioritárias na reestruturação e enxugamento. “Hoje, por exemplo, existe a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), e o Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades). Não temos isso definido, mas eles poderão, juntos, ser uma Secretaria de Desenvolvimento. O certo é que como está, não fica.”

Outra “pauta prioritária” é a que prevê mudanças nas estruturas relacionadas às secretarias de Obras e Viação (Smov), Urbanismo (Smurb) e EdificaPoa. “Além dos cargos, há áreas com estruturas físicas que pagam aluguel. Muitas vezes não é só questão de recursos, é a eficiência da própria pasta que fica comprometida por série de estruturas desdobradas e independentes”, considerou ele.

Estratégia inclui galerias

Krieger, apontado como um dos homens fortes do futuro governo, afirmou que todas as indicações de nomes para o secretariado precisarão passar por um conselho que terá a participação do prefeito e do vice. “Sabemos que será difícil enfrentar esta questão das indicações internamente”, ressalvou.

Questionado sobre como estão as negociações para a ampliação da base aliada, Kevin reforçou a informação que vem sendo ventilada desde o domingo da eleição, de que as lideranças partidárias poderão ser procuradas individualmente. “Temos vários vereadores que são de partidos que não estavam nos apoiando e que pensam de forma semelhante. Isso não significa que eles vão estar no governo. Além disso, já estamos articulando outro tipo de participação da população. Pretendemos lotar a Câmara durante as votações para que os eleitores que têm interesse neste ou naquele projeto pressionem diretamente os vereadores.”

Mudanças


• A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), e o Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades) deverão ser unificados. Provavelmente formarão, juntos, a Secretaria de Desenvolvimento.

• Secretarias de Obras e Viação (Smov), Urbanismo (Smurb) e EdificaPoa também passarão por mudanças.

• Secretariado somente será formado após as discussões sobre reestruturação e enxugamento.