Por 5 votos a 1, Senado cassa mandato de Selma Arruda

Por 5 votos a 1, Senado cassa mandato de Selma Arruda

Senadora, conhecida como 'Moro de saias', foi condenada em dezembro do ano passado por caixa 2 e abuso de poder de poder econômico pelo TSE

AE e R7

Para a senadora ser efetivamente afastada, a decisão precisa ser comunicada ao plenário e publicada no DOU

publicidade

A Comissão Diretora do Senado Federal decidiu nesta quarta-feira por cinco votos a um pela declaração da perda de mandato da senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT), conhecida como a ‘Moro de saias’. Ela foi condenada em dezembro do ano passado por caixa 2 e abuso de poder de poder econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O único voto favorável veio do 2º vice-presidente da Casa, o gaúcho Lasier Martins, seu colega de partido de Selma.

Na reunião, Lasier apresentou um pedido de vista do processo – mais tempo para análise – argumentando que houve um julgamento fora do padrão na Justiça Eleitoral. Além disso, argumentou que a Mesa não poderia se reunir virtualmente. Pelo mesmo placar, o adiamento foi negado.

"É preciso atenção para o casuísmo do processo. Diferentemente de dezenas de políticos poderosos já com denúncia no Supremo e com processos parados, a senadora Selma foi magistrada, colocou grandes personagens da política mato-grossense na cadeia, inclusive governador, e por discriminação ou vingança teve um processo ultra rápido", afirmou Lasier Martins ao comentar a decisão.

Cabe agora ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Demo-AP), fazer a leitura do ato de declaração em plenário, prevista para quinta-feira (16). A decisão, por sua vez, será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União (DOU). Procurada pela reportagem, a senadora ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para manifestação.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895