Porto Alegre passa para bandeira laranja no Distanciamento Controlado

Porto Alegre passa para bandeira laranja no Distanciamento Controlado

Na 17ª rodada, governo do Estado definiu que apenas quatro regiões ficaram na bandeira vermelha 

Correio do Povo

Porto Alegre passa para bandeira laranja nesta 17ª rodada do Distanciamento Controlado

publicidade

O Governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira, que 17 das 21 regiões ficarão com a bandeira laranja na 17ª rodada do Distanciamento Controlado. Porto Alegre é uma das áreas que foram classificadas com risco médio para o coronavírus. A capital gaúcha estava com a bandeira vermelha desde 23 junho. 

Segundo o governo estadual, a decisão ocorre por causa da estabilização dos indicadores de propagação da Covid-19 e da ocupação de leitos. Com isso, apenas as regiões Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa ficaram com bandeira vermelha nesta rodada. 

Além da Capital, as outras regiões em bandeira laranja nesta semana são: Taquara, Capão da Canoa, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Canoas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Guaíba, Erechim, Bagé e Cachoeira do Sul

O mapa preliminar da 17ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado na última sexta-feira, trazia 10 regiões com bandeira vermelha. Após a análise de sete pedidos de reconsideração, o Gabinete de Crise acatou os recursos apresentados pelas regiões de Taquara e Passo Fundo, que ficam na bandeira laranja. 

Nesta segunda-feira, o  Rio Grande do Sul bateu a marca de 3.435 óbitos em decorrência do coronavírus. Os dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda mostram que o Estado totaliza 125.813 infectados desde o início da pandemia.

As quatro regiões em bandeira vermelha agregam 79 municípios, com  918.268 habitantes, que representa 8,1%% da população gaúcha. Dentre elas, 45 cidades, que possuem 241.273  habitantes (2,1% da população) poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informações.

As áreas de Santo Ângelo e Ijuí, que estão classificadas como alto risco ao coronavírus, já aderiram ao sistema de cogestão, assim como: Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

As regiões da bandeira vermelha devem seguir maiores restrições para prevenir o contágio a partir da meia-noite desta terça-feira até o dia 7 de setembro. 

Regras 

As regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre obtiveram nota final de 1,50, ou seja, exatamente no meio entre a nota da bandeira laranja (nota 1) e da vermelha (nota 2). Sendo assim, o Gabinete de Crise decidiu, devido ao contexto de estabilização de leitos ocupados por pacientes com Covid-19, permitir que as regiões com a nota final em 1,50 ficassem na cor laranja.

A mesma lógica foi aplicada à regra da trava de segurança. Quando a ocupação de leitos por pacientes Covid crescia, o governo classificava as regiões que estivessem com mais de uma bandeira vermelha nas últimas três semanas uma confirmação de duas semanas seguidas em laranja para se certificar de que estavam aptas a menor nível de restrições. Com a estabilização dos indicadores, o governo entende que é possível conceder as flexibilizações tendo em vista a melhora dos dados na semana recente.

Convenções partidárias

O Gabinete de Crise também definiu protocolos para os partidos que desejam realizar convenções partidárias de forma presencial para as campanhas das eleições municipais de 2020. Os ajustes exigem o uso obrigatório de máscara, etiqueta respiratória, higienização dos ambientes, ocupação dos assentos ou mesas, que deverá ser intercalada e distanciamento social de 9m² entre pessoas no local, independentemente se em local aberto ou fechado. A lista completa está disponível neste link

O Gabinete de Crise realizou ajustes nos protocolos recomendados para as quatro bandeiras do mapa do Distanciamento Controlado. 

Drive-in (espetáculos tipo cinema e shows):

- Bandeira vermelha: vedado.
- Bandeira laranja: podem funcionar com 75% das vagas, com distanciamento adequado.
- Bandeira amarela: 100% das vagas e distanciamento.
- Bandeiras laranja e amarela: o público deve permanecer dentro dos automóveis; a circulação de pessoas só está autorizada para ira aos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado.

Serviços de educação física (academias, centro de treinamento, estúdios e similares):

- Bandeira vermelha: 25% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mínimo 16m² por pessoa).
- Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 10m² por pessoa).
- Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 6m² por pessoa).
- Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos.

Serviços de educação física em piscina (aberta ou fechada):

- Bandeira vermelha: vedado.
- Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (1 pessoa por raia para natação e min. 10m² por pessoa para demais).
- Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (uma pessoa por raia para natação e min. 6m² por pessoa para demais). Fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais.
- Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos.

Clubes sociais, esportivos e similares:

- Bandeira vermelha: pode funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 16m² por pessoa).
- Bandeira laranja: 50% trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 10m² por pessoa); fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais.
- Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 6m² por pessoa); também também permite a prática de esportes coletivos com contato exclusivamente para atletas profissionais.
- Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895