PP adia decisão sobre candidatura de Paim em Porto Alegre

PP adia decisão sobre candidatura de Paim em Porto Alegre

Enquanto isso, articulações seguem e cenário da Capital ainda está indefinido

Henrique Massaro e Mauren Xavier

publicidade

Com os últimos dias para a realização das convenções, o cenário da disputa da Capital ainda depende de algumas definições. A  expectativa hoje era grande em torno da manutenção ou não da candidatura do vice-prefeito Gustavo Paim, do PP. Reunião da executiva municipal discutiu o assunto por mais de uma hora. Porém, a decisão ficou para amanhã, em encontro marcado às 11h, véspera da data da convenção. 

A definição passa pela resposta da direção nacional do PP em relação aos recursos para financiar a campanha. A decisão do progressista pode ter desdobramentos nas articulações feitas por PTB, que tem como pré-candidato o ex-prefeito José Fortunati, e o MDB, que tem na disputa o deputado estadual Sebastião Melo. 

Até o momento, 13 nomes estão na disputa ao Paço Municipal.

No cenário da Capital, outro movimento que era aguardado envolvia o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Segundo o presidente municipal do PSDB, Moisés Barbosa, o partido realizará a convenção no penúltimo dia do prazo, na próxima terça-feira, confirmando Marchezan na disputa à reeleição

. A indefinição nesse caso recai sobre a composição da chapa. O PL, que apresenta o nome do advogado José Amarante, ex-dirigente do Internacional, adiou a convenção para o último dia do prazo, após a dos tucanos. A data foi definida em função da incerteza sobre a garantia de que o partido ocupará a vaga de vice. Isso porque, ao mesmo tempo, o PSL, que também integra a coligação, quer indicar um componente na chapa majoritária. 

Ainda na corrida eleitoral, o Republicanos confirmou para sábado a convenção que irá confirmar a chapa pura formada por João Derly e o delegado Fernando como vice. No encontro também será apresentada a nominata que concorrerá à Câmara. 

O sábado inclusive será movimentado porque irá reunir o maior número de convenções na Capital. Ao todo, serão no mínimo nove atos no dia. Ao longo do dia, além do PP e do Republicanos, vão ocorrer as convenções de PDT, PTB, PCdoB, PT, PSD, PRTB e do Avante. 

Além disso, a disputa na Capital pode ter uma baixa, com a indecisão da pré-candidatura de Carmen Flores (PSC).

Quem deverá disputar
Carmen Flores (PSC)
Fernanda Melchionna (PSol)
Gustavo Paim (PP)
João Derly (Republicanos)
José Fortunati (PTB)
Juliana Brizola (PDT)
Júlio Flores (PSTU)
Manuela D’Ávila (PCdoB)
Montserrat Martins (PV)
Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Rodrigo Maroni (Pros)
Sebastião Melo (MDB)
Valter Nagelstein (PSD) 

As próximas convenções 
12/09 - PDT, PTB, PP, PCdoB, PT, Republicanos, PSD, PRTB e Avante
14/09 - MDB, Patriota e PSTU 
15/09 - PSDB, Dem 
16/09 - Podemos, Solidariedade e PL 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895