PRB Mulher Porto Alegre realiza primeira edição do “Mulher Nota 10”

PRB Mulher Porto Alegre realiza primeira edição do “Mulher Nota 10”

Homenagem foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores

Jessica Hübler

PRB Mulher Porto Alegre realizou primeira edição do "Mulher Nota 10" neste sábado

publicidade

A tarde de sábado foi marcada pela celebração. No Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que teve as galerias lotadas, dez mulheres foram homenageadas especialmente pelo trabalho desenvolvido em diversas frentes e com relevância municipal, estadual e nacional. Elas foram agraciadas durante a primeira edição, em âmbito municipal, da Homenagem Mulher Nota 10, promovida pelo PRB Mulher Porto Alegre. Com apoio das executivas municipal e estadual do partido republicano, o evento foi destinado a premiar dez mulheres da capital gaúcha que tenham exercido papel relevante na sociedade, contribuindo com o desenvolvimento de diversos setores, tais como nas áreas de inclusão, sustentabilidade, social, entre outros. 

O Coral Vida Urgente realizou apresentação musical na abertura do encontro. A coordenadora do PRB Mulher Porto Alegre, Beatriz Piccoli, explicou que a ideia é reverenciar mulheres que se dedicam em amar ao próximo, que não são conhecidas e muitas vezes passam desapercebidas na sociedade. "Sem o trabalho destas mulheres o mundo deixaria de ser melhor, todas as escolhidas representam parte da corrente de fazer o bem sem olhar a quem", destacou. 

Além disso, Beatriz ressaltou em seu discurso que tem a convicção "de que atuar pelo bem é o mais doce prazer que o ser humano pode experimentar e eu tenho certeza que vocês sentem isso todos os dias". O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), presidente estadual da sigla, prestigiou o evento e, ao final da entrega dos troféus, parabenizou a todas as agraciadas. "Agradeço a cada uma pela fibra e pelas histórias", declarou. 

O vereador José Freitas (PRB) afirmou que, como foi um sucesso a segunda edição do evento em âmbito estadual, o PRB decidiu realizá-lo também no município. "Até porque temos dezenas de milhares de mulheres que merecem essa homenagem. Então montamos uma equipe para escolher essas mulheres que foram homenageadas principalmente na área social, elas têm atuação nas comunidades. Esse foi o intuito de homenageá-las", afirmou. Segundo ele, trata-se do "pontapé inicial" no município. 

Entre as homenageadas estava Rosângela Gilli, coordenadora estadual da Escola Bíblica Infantil (EBI). "É uma honra muito grande dividir a bancada de homenageadas com mulheres excepcionais. A homenagem diz nota 10, mas nós somos mil, porque é muito importante o nosso papel na sociedade, até porque nós viemos de uma história onde as mulheres não tinham reconhecimento nenhum", destacou. Segundo ela, se cada um puder olhar com carinho o espaço que a mulher ocupa na sociedade, já é honroso.

O trabalho e a dedicação das homenageadas demonstra a importância da solenidade, conforme o vereador Alvoni Medina (PRB). "Vemos a luta delas para levar auxílio e bem-estar para as comunidades, então pelo trabalho e pela perseverança, além do amor incondicional que elas têm pelo próximo. Essa homenagem é justa e que realmente leva para elas um benefício como pessoa, que sirva como um reconhecimento do trabalho delas", enfatizou. Conforme Medina, é preciso que elas se sintam valorizadas.

Medina comentou sobre a trajetória de atuação de uma das agraciadas, Elvira Centena, que é a presidente do Clube de Mães da Santa Rosa. Aos 87 anos, ela foi atrás de melhorias para a comunidade da região onde mora "sem olhar a quem ia ajudar". "Ela fundou o Clube de Mães e viu a importância desse espaço, de buscar o direito dos seus filhos e dos filhos das outras pessoas da comunidade. Então quer dizer, esse troféu é algo fundamental para a vida dessas pessoas", reiterou. O reconhecimento do PRB Mulher tem como objetivo demonstrar que elas são valorizadas.

"Vamos continuar fazendo isso e mostrar a essas pessoas que o esforço delas vale a pena", assinalou Medina. Também receberam o reconhecimento a ativista contra a violência doméstica, Bárbara Penna; a idealizadora do Projeto Amor ao Próximo, Cláudia Araújo; a primeira "mãe social" da Capital, Denise Miceli; a líder comunitária da zona Norte da Capital, Angelita de Souza; a integrante do Conselho Deliberativo da Associação dos Familiares e Amigos das pessoas com Síndrome de Down (AFAD), Fernanda Machado; a coordenadora executiva do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão, Josi França; a professora de música, Maria de Fátima Mota e a presidente da Associação de Mulheres Unidas pela Esperança (AMUE), Vitória Marques.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895