Prefeitura adia divulgação de propostas para aplicativo de táxis em Porto Alegre
Executivo alega que adiamento foi necessário pelo baixo número de interessados que apresentaram ideias para desenvolver o "TáxiPoa"
publicidade
Com a justificativa de que poucos interessados apresentaram proposta para desenvolver o aplicativo de serviço de táxi da Capital - o TáxiPoa - a prefeitura de Porto Alegre informou nesta quarta-feira que a abertura das propostas do pregão eletrônico - prevista para terça-feira - foi adiada para o dia 18 de novembro.
Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que a medida foi adotada visando a ampliação da competitividade do certame, uma vez houve poucos interessados em participar da licitação.
Com a prorrogação, a EPTC ressalta que a licitação ficará aberta por mais tempo para recepção de propostas. O objetivo do App é qualificar o serviço e a segurança dos usuários de táxi, sem custos para o Município. A empresa vencedora do pregão eletrônico será responsável pelo desenvolvimento, disponibilização e manutenção de aplicativo.
O serviço será remunerado através de cobrança direta ao taxista, com percentual entre 0% e 10%, aplicado sobre o valor efetivo de cada corrida realizada com uso do aplicativo. Conforme edital de licitação, será selecionada a empresa cuja proposta ofereça menor percentual de cobrança sobre o valor da corrida realizada.
De acordo com o edital, que foi lançado em agosto, a Receita bruta anual estimada do sistema de táxi do município de Porto Alegre é de R$ 275,5 milhões. O prazo de vigência é de 60 meses a contar da data da autorização para o início do serviço.
Além disso, prevê que o percentual oferecido na proposta vencedora não será reajustado ao longo do contrato. A majoração da remuneração ocorrerá sempre que houver reajuste da tarifa do táxi. A frota atual de táxis no município de Porto Alegre é de 3.775 prefixos cadastrados.