Prefeitura de Porto Alegre apresenta balanço das metas de 2021

Prefeitura de Porto Alegre apresenta balanço das metas de 2021

Secretários se comprometeram com objetivos para este ano

Rádio Guaíba

Prefeito e secretários assinaram seus compromissos de gestão

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta quinta-feira, o balanço dos Contratos +Gestão +Resultados 2021. O evento, realizado no Paço Municipal, também marcou a assinatura dos novos contratos, que valerão para o período de 2022. Secretários e gestores dos órgãos que compõem a administração direta e indireta selaram o compromisso para o segundo ano de governo, se comprometendo com o cumprimento de metas e a melhoria na prestação de serviços à população.

Elaborados pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), os Contratos +Gestão +Resultados são termos de compromisso que formalizam metas a serem atingidas, ao mesmo tempo em que refletem os compromissos assumidos pelo atual governo.

“Estamos entregando, mas temos condições de entregar mais. Nosso desafio é avançar sobre os indicadores que não estão com bom desempenho, desburocratizar a máquina pública e vencer entraves para melhorar serviços e colocar em prática medidas que mudam a vida na cidade”, disse o prefeito Sebastião Melo ao secretariado.

Em 2021, foram monitorados 144 projetos, 758 entregáveis – destes, 595 emendas impositivas – e 128 indicadores de desempenho. Veja, abaixo, o desempenho em cada uma das categorias ou acesse o balanço completo.

De acordo com a SMPAE, entre as ações realizadas em 2021 destacam-se obras de infraestrutura como a recuperação estrutural do Viaduto Açorianos, a duplicação da Rua Voluntários da Pátria (lote 1), o corredor de ônibus da Av. João Pessoa (segundo contrato) e a finalização do trecho 3 da Orla do Guaíba. Projetos na área de Desenvolvimento Social também apresentaram avanços, como nos casos da qualificação do acompanhamento técnico e de gestão da Política de Assistência Social e do Plano de Proteção Social contra a Covid-19 e ações de vacinação contra a Covid-19 para a população de rua, atendendo cerca de 1,9 mil pessoas.

Para 2022, os secretários e gestores assinaram contratos que os comprometem a trabalhar a execução de 230 projetos prioritários, de 691 entregáveis e atingir a meta em 139 indicadores de desempenho. Entre as principais mudanças metodológicas em relação a 2021, está a inclusão do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) como signatários. Essas estruturas – antes monitoradas dentro do escopo da Secretaria Municipal de Saúde – passarão, a partir desse ano, a integrar o rol de órgãos que se comprometem a pactuar metas junto à administração municipal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895