Presidente da CPI da Covid afirma que Pazuello será convocado para novo depoimento

Presidente da CPI da Covid afirma que Pazuello será convocado para novo depoimento

Omar Aziz disse que participação do ex-ministro da Saúde na comissão nesta semana foi "hilária"

R7

publicidade

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou neste sábado (22) que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello será convocado para prestar novo depoimento. Ele classificou a participação do ex-ministro na CPI nesta semana como "hilária" e pede que o STF (Supremo Tribunal Federal) permita que Pazuello seja interrrogado. 

O senador se refere ao habeas corpus concedido pelo ministro Ricardo Lewandowski para permitir que Pazuello deixasse de responder perguntas em que pudesse produzir provas contra si. O ex-ministro deveria, no entanto, falar quanto questionado sobre outras pessoas nas decisões envolvendo o combate a pandemia.

Na avaliação de Aziz e de outros senadores, apesar de Pazuello não ter usado o direito de ficar calado, ele deixou de responder objetivamente a questionamentos e blindou o presidente Jair Bolsonaro. O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apontou 15 mentiras e contradições do depoimento.

Aziz usou como exemplo as respostas dadas por Pazuello sobre o episódio em que o presidente anunciou que não faria a compra de doses da vacina CoronaVac dias após o Ministério da Saúde fechar acordo com o Instituto Butantan. O senador entende que ele não deve receber novo habeas corpus para deixar de responder.

"Ele [Pazuello] estava com um habeas corpus debaixo do braço, que permitia que ele falasse o que ele quisesse, que nada poderia acontecer com ele. Por isso que ele está sendo reconvocado, vai ser reconvocado na quarta-feira”, afirmou Aziz em live promovida pelo Grupo Prerrogativas. Ele deverá ser reconvocado por meio de requerimento apresentado na sexta-feira (21) pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

“A gente espera que a gente possa trabalhar sem a ingerência do Supremo", concluiu Aziz.

Pazuello iniciou seu depoimento à CPI na quarta-feira (19). Após um suposto mal-estar, a sessão foi suspensa. Na quinta-feira (20), ela foi retomada e concluída.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895