Prioridade é criar vagas no sistema prisional, diz Schirmer

Prioridade é criar vagas no sistema prisional, diz Schirmer

Secretário da Segurança Pública conta com parceria do governo federal

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Schirmer quer multiplicar esforços para solucionar problemas da segurança

publicidade

Após participar da primeira reunião com integrantes da cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul nesta segunda, o novo secretário Cezar Schirmer disse que quer multiplicar esforços para solucionar o problema da violência no Estado. Uma das prioridades será criar mais vagas no sistema prisional gaúcho.

Schirmer reiterou que os recursos do Rio Grande do Sul são escassos, mas prometeu ações efetivas e articuladas para conter a criminalidade. "Está na hora do poder público enfrentar essa realidade com firmeza e tirar criminosos das ruas. Vamos nos debruçar sobre este assunto a partir de quinta-feira, mas já tenho conhecimento de que no curto prazo é possível ampliar o número de vagas", argumentou.

Na opinião do secretário, a Segurança Pública é um dever do Estado, mas igualmente uma responsabilidade de todos, seja sociedade civil organizada, outras instituições do poder público, prefeituras e comunidades. “Precisamos somar um pouco de cada em favor de todos. É um combate, uma guerra que não é só da Secretaria de Segurança Pública. Precisamos da multiplicação dos esforços coletivos”, afirmou.

Cezar Schirmer entende que o atual cenário exige parcerias efetivas nas esferas federal e municipais. “Precisamos trabalhar juntos, de forma mais efetiva e vigorosa, além de ações articuladas com os poderes Legislativo e Judiciário”, disse. Assinalando a necessidade de superar as dificuldades financeiras do RS, o secretário sinalizou a intenção de entrar em contato com a Secretaria Estadual da Fazenda. “Ninguém quer parcelar salário por prazer”, garantiu. Cezar Schirmer espera que “seja buscada rapidamente uma solução”.

O secretário de Segurança Pública deve viajar à tarde para Santa Maria, onde concederá nova entrevista coletiva para oficializar a saída da prefeitura. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895