Recadastramento eleitoral perto do fim em três cidades do RS

Recadastramento eleitoral perto do fim em três cidades do RS

Eleitores têm até dia 11 de setembro para regularizar situação

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Eleitores têm até dia 11 de setembro para regularizar situação

publicidade

Os eleitores de Casca, Charqueadas e Getúlio Vargas devem comparecer aos cartórios eleitorais para realizar o recadastramento biométrico até a próxima quarta-feira, dia 11 de setembro. Em caso de não comparecimento, o documento é cancelado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre os três municípios, somente 70% dos eleitores de Charqueadas e Getúlio Vargas renovaram o cadastro, até o momento. Em Casca, o recadastramento superou a meta de 80%.

Dentre as dez cidades que já concluíram o processo em 2019, somente Encantado não atingiu esse patamar. Com isso, cerca de 3,8 mil eleitores tiveram o título cancelado. Outros municípios que concluirão os procedimentos ainda em 2019, como Torres e São Luiz Gonzaga, o recadastramento ainda não atingiu metade dos eleitores.

A partir de agora, quem tiver o título cancelado ganha prazo até 13 de maio para regularizar a situação, mediante o pagamento de multa. Para o pleito do ano que vem, o recadastramento só não deve ser obrigatoriamente concluído em 21 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre. Ainda assim, eleitores podem se apresentar espontaneamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende finalizar o processo para as eleições de 2022.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895