Renan chama Queiroga de "ministro do silêncio" sobre Copa América

Renan chama Queiroga de "ministro do silêncio" sobre Copa América

Relator da CPI da Covid também afirmou que busca reconvocação do ministro da Saúde para novo depoimento aos senadores

R7

Relator da CPI da Covid também afirmou que busca reconvocação do ministro da Saúde para novo depoimento aos senadores

publicidade

O relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, pela sinalização do governo federal em sediar a Copa América em meio ao crescimento de casos de Covid-19. A fala veio em coletiva de imprensa nesta terça-feira (1º), depois da sessão da CPI que ouviu a médica Nise Yamaguchi

"Essa CPI ela investiga omissão, e nós estamos diante exatamente disso: de um ministro omisso. Ele não é ministro da Saúde. Ele, pela omissão, é ministro do silêncio. E ele, que não soube nada quando veio aqui, precisa voltar para que pelo menos tente se explicar porque se omitiu nessa loucura que significa realizar a Copa América no Brasil", disse. 

Calheiros também afirmou que insiste, junto com outros senadores, para que o ministro da Saúde volte à CPI como testemunha. O primeiro depoimento do ministro ocorreu no dia 6 de maio.

Com a sinalização do governo Bolsonaro favorável à realização da Copa América, o senador tem se posicionado constantemente contra o torneio. Ele chegou a apelar ao jogador Neymar Jr para que ele não entre em campo pelo Brasil.

Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que o Brasil sediará o torneio. "Informo que fui procurado pela CBF com o anúncio de que a a seleção argentina de futebol não tinha condições de realizara a Copa América. Respondi então que, em poucas horas, daria uma resposta", disse.

O presidente ainda afirmou que se reuniu com os ministros, e que todos foram favoráveis à realização do torneio. Bolsonaro defendeu a realização da Copa América citando outras competições internacionais no Brasil. 

"No tocante à saúde, eu respondo o seguinte: no Brasil está em curso a Libertadores da América", disse. Em seguida, dirigiu a palavra ao vice-presidente, Hamilton Mourão. "O teu Flamengo, Mourão, está classificado, o meu Palmeiras está classificado. E acabou a primeira fase. Times da Venezuela, Equador, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sem problema nenhum. Obedecendo um protocolo. Não tem torcida. E os exames protocoloares."


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895