Reservas de urânio do Irã estão dez vezes acima do limite de acordo, diz agência da ONU

Reservas de urânio do Irã estão dez vezes acima do limite de acordo, diz agência da ONU

Agência Internacional de Energia Atômica divulgou dados nesta sexta-feira

AFP

Teerã tem reservas de 2.105,4 kg de urânio enriquecido

publicidade

O Irã já ultrapassou dez vezes o limite estabelecido no acordo nuclear de 2015 para seu armazenamento de urânio enriquecido, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira. Teerã tem reservas de 2.105,4 kg de urânio enriquecido, enquanto o acordo que firmou com as grandes potências em 2015 permite armazenar somente o equivalente a 202,8 kg. O detalhamento foi feito pela [AIEA em um relatório consultado pela AFP.

A organização da ONU também anunciou que seus inspetores visitaram um dos dois locais do programa nuclear de Teerã que estavam pendentes. O pedido de acesso a essas unidades vem sendo feito há meses.

Os inspetores que visitaram o sítio nuclear iraniano puderam coletar amostras, que serão analisadas, explicou a AIEA. A organização "fará uma visita ao segundo local especificado posteriormente, em uma data já acordada com o Irã", acrescentou.

O Irã autorizou o acesso a estas visitas, após uma viagem do diretor-geral da AIEA, o argentino Rafael Mariano Grossi, a Teerã, na semana passada. No início do ano, o governo iraniano havia negado tal acesso e, em junho, a AIEA renovou sua solicitação, dando-lhe um caráter de urgência.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895