Saiba como funciona o voto em trânsito e quais seus direitos

Saiba como funciona o voto em trânsito e quais seus direitos

Sessão especial é realizada apenas em municípios com mais de 100 mil eleitores

Correio do Povo

Voto em trânsito pode ser realizado apenas em municípios com mais de 100 mil eleitores

publicidade

Eleitores que não estiverem em sua cidade eleitoral e solicitaram o voto em trânsito já podem consultar os locais de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sessão especial é ofertada em todos os estados brasileiros, mas apenas em municípios com mais de 100 mil eleitores.  

Se o eleitor estiver em trânsito no mesmo estado de seu domicílio eleitoral, poderá votar em todos os cargos. Se estiver fora do seu estado, poderá votar apenas em presidente da República. O prazo para solicitar o voto em trânsito – válido apenas para essa eleição – foi encerrado em 23 de agosto.

• Mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior

Caso não esteja presente na cidade em que solicitou o voto, o eleitor deve justificar a ausência. A explicação pode ser feita no dia do pleito, em um local de votação, ou em até 60 dias após as eleições pela internet ou em alguma zona eleitoral.

No dia da pleito, o eleitor pode preencher o requerimento de justificativa em alguma zona eleitoral. Contudo, não são todos os locais que recebem o documento. É preciso consultar no site do TSE os locais.

Após o pleito, eleitores do Rio Grande do Sul podem, inclusive, justificar o voto pelo site do Tribunal Regional Eleitoral. O sistema “Justifica” possibilita o preenchimento on-line do documento. Além disso, é possível entregar o requerimento de justificativa, que está disponível no site do TSE, em qualquer cartório eleitoral ou enviar via correio ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895