Saiba como será a posse do prefeito eleito em Porto Alegre

Saiba como será a posse do prefeito eleito em Porto Alegre  

Serão dois eventos, um restrito na Câmara e outro no Largo Glênio Peres

Flávia Simões*

A cerimônia de transmissão de cargo será realizada no Largo Glênio Peres

publicidade

A posse do prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e do vice-prefeito, Ricardo Gomes (Dem), será realizada a partir das 15h desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores. Ao mesmo tempo, assumem os novos vereadores e será eleito o próximo presidente da Casa e os integrantes da Mesa Diretora. A cerimônia, seguindo os protocolos de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus, terá a participação restrita apenas do prefeito, vice e vereadores eleitos. O evento será transmitido no canal oficial da Câmara no Youtube. 

Após, ocorrerá a solenidade de transmissão de cargo do atual prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) para Sebastião Melo no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. A cerimônia começará  às 18h e, no mesmo evento, os secretários municipais serão empossados. Diferente dos anos anteriores, em que a cerimônia era realizada no Paço Municipal, neste ano foi necessário mudar de local em virtude das medidas sanitárias para evitar aglomerações, seguindo os protocolos de distanciamento social. O evento terá restrição ao público e a transmissão será ao vivo pelo Facebook da prefeitura

Medidas de prevenção 

Segundo informações da prefeitura, o evento será realizado em espaço aberto de 1,2 mil metros quadrados, haverá medição de temperatura na entrada, distanciamento entre as cadeiras, recomendação de não haver cumprimentos, disposição de álcool e higienização de microfones. Nesta quarta-feira, a estrutura estava praticamente pronta e ocupava boa parte do Largo. Aos convidados, serão disponibilizadas máscaras e álcool gel para higienização.

Nas outras cidades 

Nos outros quatro maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul, as posses também sofrerão algumas mudanças. Em Santa Maria, a recondução de Jorge Pozzobom (PSDB) ao cargo de prefeito e a condução de Rodrigo Decimo (PSL) ao cargo de vice serão on-line. Junto aos 21 vereadores eleitos, eles serão empossados às 16h, na sede do Poder Legislativo. Às 19h, está prevista uma live para marcar a transmissão de cargo.

Em Caxias do Sul, a sessão solene terá início às 14h na Câmara de Vereadores. No evento, o prefeito eleito, Adiló Didomenico (PSDB), a vice, Paula Ioris (PSDB), e os 23 vereadores tomarão posse. Em Canoas, o prefeito eleito Jairo Jorge (PSD), o vice, Nedy Marques (Solidariedade), e os 21 vereadores tomarão posse em cerimônia que iniciará às 10h, na Câmara. O evento ocorrerá sem a presença de público. Também com solenidade restrita, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB)  será reconduzida ao cargo em evento previsto para ocorrer  na prefeitura de Pelotas, às 17h30min, junto com o vice, Idemar Barz (PTB).
 

*Com supervisão de Mauren Xavier

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895