Senado aprova indicação de diplomata para Arábia Saudita e Iêmen

Senado aprova indicação de diplomata para Arábia Saudita e Iêmen

Senadores aprovaram Sérgio Eugênio de Risios Bath, cônsul-geral do Brasil em Sydney, na Austrália, com 42 votos

R7

publicidade

O Senado aprovou, nesta terça-feira, a indicação do diplomata Sérgio Eugênio de Risios Bath como embaixador do Brasil na Arábia Saudita e na República do Iêmen. O embaixador foi aprovado com 42 votos e a indicação será encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre 1984 e 1988, Bath atuou em Bruxelas, na Comunidade Econômica Europeia (CEE), antes do surgimento da União Europeia.

Posteriormente, cumpriu missão em Bogotá, na Colômbia, entre 1988 e 1991, foi conselheiro na embaixada em Washington, de 1999 a 2003, e cônsul-geral no consulado brasileiro em Sidney, na Austrália, a partir de 2018, cargo que ele ainda ocupa.

Relação com os países

O Brasil tem uma balança comercial favorável com os dois países. No caso da Arábia Saudita, em US$ 359 milhões.  Aves, açúcares, carne bovina e milho são exportados para o país árabe e as importações brasileiras concentram-se em óleos brutos de petróleo, adubos e fertilizantes químicos, além de matérias plásticas. Apesar disso, a Arábia Saudita tem reduzido exportação de carne aviária, principal produto de exportação do Brasil para o reino.

Já no Iêmen, as exportações para o país seguiram estáveis mesmo com os conflitos na região, que tiveram início com a Primavera Árabe, em 2014. O intercâmbio bilateral entre os dois países totalizou US$ 364,4 milhões em 2019. Os principais produtos exportados são açúcares e carnes de aves.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895