Servidores de Porto Alegre podem antecipar 13º a partir desta terça-feira

Servidores de Porto Alegre podem antecipar 13º a partir desta terça-feira

Prefeitura indica que funcionalismo realize o empréstimo no Banrisul<br />

Correio do Povo

Servidores de Porto Alegre podem realizar empréstimo do 13º a partir desta terça-feira

publicidade

Servidores de Porto Alegre podem realizar empréstimo do 13º salário a partir desta terça-feira. A prefeitura indenizará todos os servidores - ativos, inativos e pensionistas - que optarem pela transição bancária, que terá juros de 1,42% ao mês.

A prefeitura indica ainda que os servidores realizem o empréstimo no Banrisul, que terá horário estendido para atender os servidores municipais. As agências, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre, devem abrir às 8h30min. A partir de hoje só os servidores correntistas com cadastro ativo no banco podem fazer o empréstimo. Os que ainda não têm cadastro ou que possuem contas inativas terão que abrir ou ativar a conta corrente para realizar a contratação do empréstimo. O que pode ser feito a partir de 3 de janeiro de 2018.

O servidor que optar por não antecipar o valor receberá da prefeitura o 13º parcelado em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro de 2018. A medida será acrescida de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais, equivalente a 1,42% ao mês.

Tire suas dúvidas

- Todos os servidores públicos municipais e agentes políticos com folha de pagamento operada pela Prefeitura de Porto Alegre podem realizar o empréstimo do 13º salário.

- A antecipação é facultativa. O servidor que optar pela operação no Banrisul receberá o valor da gratificação natalina sem qualquer prejuízo, já que as despesas bancárias serão custeadas pela prefeitura. Quem não aderir ao financiamento irá receber em 10 parcelas mensais, a partir de 20 de fevereiro, com indenização do IPCA + juros legais, que é o equivalente a 1,42% ao mês, conforme previsto no artigo 2º da Lei.

- De acordo com a prefeitura, o empréstimo 13º está garantido apenas com o Banrisul. Todos os outros bancos podem oferecer proposta, porém não estarão abrangidos pela operação financeira. Nesse caso, cada servidor deverá negociar com o seu banco a taxa e o prazo de pagamento.

- Servidores que já são correntistas e possuem cadastro ativo no Banrisul podem retriar o empréstimo a partir desta terça-feira, 26 de dezembro. 

- Os servidores que ainda não têm cadastro ou que possuem contas inativas, terão que abrir/ativar a conta corrente e realizar a contratação do empréstimo a partir de 3 de janeiro de 2018.

- A antecipação poderá ser solicitada até 19 de janeiro de 2018.

- Documentos necessários para o empréstimo são RG, CPF, comprovante de residência (atualizado), originais, e comprovante de renda.

- Negativados também poderão fazer o empréstimo. A prefeitura orienta que o correntista procure sua agência para fazer acordo. Ficarão restritos apenas aqueles que possuem demanda judicial que envolva o Banrisul ou que possuam pendências legais com este banco.

- A adesão será direto nas agências do Banrisul e está previsto horário ampliado, das 8h30min às 16h em todas as agências, principalmente as do Centro, para atendimento da demanda.

- O recurso será disponibilizado pelo Banrisul em até 48h após a assinatura do contrato, seja na conta corrente de correntista ou aberta para este fim ou por TED na conta informada no contrato firmado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895