Suriname avalia priorizar Brasil na busca por petróleo, diz Bolsonaro

Suriname avalia priorizar Brasil na busca por petróleo, diz Bolsonaro

Presidente Chandrikapersad Santokhi agradeceu a doação de doses da vacina contra a Covid-19 feita pelo Brasil ao país vizinho

R7

Jair Bolsonaro saiu em defesa de Milton Ribeiro

publicidade

Em sua primeira viagem internacional neste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) informou, nesta quinta-feira, que o Suriname avalia dar prioridade ao Brasil, por meio da Petrobras, na prospecção de petróleo e gás no país vizinho.

"Temos a oferecer ao país a nossa expertise na prospecção de petróleo e, para isso, trouxemos o nosso ministro das Minas e Energia [Bento Albuquerque]. Eu cumprimento e agradeço o que conversamos, há pouco, na possível prioridade para que o país, através da Petrobras, venha aqui colaborar na prospecção de petróleo e gás", afirmou Bolsonaro.

"Temos muito o que oferecer um ao outro, bem como cooperar. Esse é o nosso sentimento e o motivo da minha vinda aqui", complementou.

O mandatário chegou ao país nesta quinta-feira (20) acompanhado de ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Carlos França (Relações Exteriores), Bento Albuquerque (Minas e Energia). O almirante Flávio Rocha, secretário especial de assuntos estratégicos, também está no local.

A declaração foi dada pelo chefe do Executivo em Paramaribo, no Suriname. O presidente Chandrikapersad Santokhi também estava presente.

"O Suriname e o Brasil são países não apenas vinculados geograficamente, mas compartilham de fortes laços históricos e culturais. Recentemente, os países comemoraram 45 anos do estabelecimento de suas relações diplomáticas", destacou.

Santokhi disse também que os dois países discutem cerca de 25 projetos — alguns já foram assinados oficialmente e outros estão em via de implementação e negociação. As matérias tratam dos temas de economia, cultura, educação, saúde, administração pública, justiça e segurança pública, entre outros.

O presidente do Suriname agradeceu, ainda, a doação feita pelo Brasil de doses da vacina de Covid-19. “Tive hoje a oportunidade de expressar pessoalmente ao presidente Bolsonaro a mais profunda gratidão por parte do Suriname pelas generosas doações no setor de saúde recebidas do Brasil, mais especificamente e recentemente pela doação de doses da vacina contra a Covid-19 e várias outras doenças”, gratificou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895