Três ex-dirigentes do Daer viram réus em processo por fraudes nos pardais

Três ex-dirigentes do Daer viram réus em processo por fraudes nos pardais

No total, cinco denúncias foram aceitas pela Justiça do Rio Grande do Sul

Estêvão Pires / Rádio Guaíba

publicidade

Já tramita na 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre um processo sobre suspeitas de fraudes em licitações para a instalação de pardais no Rio Grande do Sul. Cinco suspeitos foram colocados no banco dos réus, incluindo pelo menos três ex-dirigentes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). A informação foi confirmada, nesta quarta-feira, pelo Tribunal de Justiça.

Foram aceitas denúncias contra o ex-coordenador da autarquia, Paulo Aguiar, o ex-diretor-geral do órgão Gilberto Teixeira da Cunha, e o então coordenador da Divisão de Trânsito, Emir José Masiero. Todos negam as acusações.

Quatro dos acusados já são réus em outro processo, relacionado às mesmas irregularidades. A ação tramita na 7ª Vara Civil do Foro Central de Porto Alegre. Neste mês, o governo estadual instalou uma força-tarefa para investigar cerca de 300 indícios de ilegalidades, apurados a partir do cruzamento de informações de órgãos que investigaram os contratos do departamento.

Segundo o Ministério Público de Contas (MPC), um esquema de desvios de dinheiro no Daer ocorreu entre 2006 e 2009 a partir de favorecimentos à empresa de engenharia Engebrás em licitações para instalar pardais. O órgão determinou a devolução de R$ 12 milhões por parte dos ex-dirigentes do Daer, no período, Roberto Niederauer e Gilberto Cunha. A iniciativa é resultado de auditoria feita por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895