TRE dá vaga a Stela Farias na Assembleia do RS

TRE dá vaga a Stela Farias na Assembleia do RS

A ex-deputada do PT deve assumir a cadeira após a cassação do mandato de Luis Augusto Lara

Correio do Povo

Com a posse de Stela, PT fica com a maior bancada da Casa

publicidade

A Assembleia Legislativa foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na tarde desta quarta-feira, sobre a recontagem dos votos em função da cassação do deputado Luis Augusto Lara (PTB). Segundo decisão do Tribunal, os reprocessamento dos votos, respeitando o quociente eleitoral, vai para a bancada do PT. Com isso, a ex-deputada Stela Farias deve ser empossada e o Partido dos Trabalhadores torna-se a maior bancada da Casa, com nove deputados. 

A expectativa era de que a recontagem desse a vaga para a bancada do PSol, que atualmente discutia quem iria ocupar o assento. Se Pedro Ruas, o primeiro candidato mais votado na lista (após Luciana Genro, que se elegeu) ou o sucessor. 

O movimento ocorreu após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a perda de mandato de Lara e anulou os votos recebidos por ele. A decisão se deu por meio de uma ação movida pelo PSol que foi acatada pelo relator da matéria, o ministro Alexandre de Moraes. O deputado do PTB é acusado de ter a campanha beneficiada após atos ilícitos do irmão, Divaldo Lara, prefeito de Bagé. 

Nas redes sociais, companheiros de partido de Stela já a parabenizam. A vereadora da Capital, Laura Sito, comemorou a decisão. 

O deputado federal Bohn Gass também se manifestou.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895