TSE divulga tempo de propaganda no rádio e na TV dos candidatos à Presidência

TSE divulga tempo de propaganda no rádio e na TV dos candidatos à Presidência

Horário eleitoral gratuito começa no próximo dia 31

Correio do Povo

13 candidatos disputam o Palácio do Planalto

publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira o tempo previsto para propaganda de rádio e televisão dos 13 candidatos à Presidência da República. O horário eleitoral gratuito começa a ser exibido no próximo dia 31 e segue até 4 de outubro.

A divisão do tempo de TV e Rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, ficou com cerca de metade do horário eleitoral (cinco minutos e 32 segundos em cada bloco diário) por integrar uma união de nove partidos. Pelos mesmos motivos, oito das 13 candidaturas têm menos de 30 segundos no horário eleitoral, como é o caso de Guilherme Boulos, candidato da coligação PSOL e PCB. Ele tem apenas sete segundos em cada bloco diário. A candidata Vera Lúcia, candidata do PSTU, tem apenas cinco segundos.

• TRE divulga os tempos de propaganda de TV dos candidatos ao governo do RS

O TSE sorteou também a ordem dos candidatos. Marina Silva (Rede) vai abrir o bloco do horário eleitoral em 1º de setembro. Conforme ordem sorteada pelo TSE, depois dela será o Cabo Daciolo (Patriota); José Maria Eymael (DC); Henrique Meirelles (MDB); Ciro Gomes (PDT); Guilherme Boulos (PSOL); Geraldo Alckmin (PSDB); Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU); Luiz Inácio Lula da Silva (PT); João Amoêdo (Novo); Alvaro Dias (Podemos); Jair Bolsonaro (PSL); João Goulart Filho (PPL).

As propagandas dos presidenciáveis serão veiculadas às terças, quintas e sábados. No mesmo dia, são veiculadas as peças dos deputados federais. A ordem de aparição dos candidatos a presidente da República nos blocos de propaganda vai se alterando ao longo desses três dias: por exemplo, o primeiro candidato do bloco dos presidenciáveis na terça-feira será o último da próxima vez (ou seja, quinta-feira), e assim por diante.

Cada bloco do horário eleitoral veiculado na tevê tem 25 minutos - o horário de exibição na televisão é das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Às terças, quintas e sábados, metade do tempo fica com os deputados federais; a outra metade, com os presidenciáveis. Nos outros dias, são veiculadas as propagandas dos candidatos que concorrem a outros cargos, como governador, senador e deputado estadual.

Confira



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895