União quer adquirir terreno do Ceitec, diz Rebelo

União quer adquirir terreno do Ceitec, diz Rebelo

Ministro participou de reunião com o prefeito José Fortunati para resolver situação

Cláudio Isaías

Ministro ressaltou ainda que é preciso que a ciência, a tecnologia e inovação sejam relacionadas aos problemas do país

publicidade

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, anunciou nesta sexta-feira que a União pretende adquirir em definitivo o terreno do Ceitec, na Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre. A manifestação foi feita em um seminário na Câmara de Vereadores da Capital.

Rebelo participou de reunião com o prefeito José Fortunati para resolver o problema do terreno do Ceitec. “O Ceitec é um polo de alta tecnologia e que atrai muitas indústrias para o Estado para produção de chips, mas ele está em um terreno cedido pela prefeitura. Por isso, estamos pedindo de forma definitiva a posse da área”, ressaltou.

O deputado federal João Derly (PCdoB), proponente da audiência pública, disse que a presença de Rebelo aproximou as universidades e as empresas. “A tecnologia e a inovação podem ser um bom caminho para sair da crise”, acrescentou.

O ministro ressaltou ainda que é preciso que a ciência, a tecnologia e inovação sejam relacionadas aos problemas do País. Segundo ele, o ministério luta para manter o Brasil em condições de desenvolvimento compatíveis com o seu tamanho.

Já a secretária Maria Fernanda Bermúdez, do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) explicou que a prefeitura assinou um decreto com o Fórum das Instituições de Ensino Superior, que reúne 42 universidades e parques tecnológicos para discutir soluções para os problemas da cidade.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895