Vara especializada em crime organizado e lavagem de dinheiro é inaugurada no Rio Grande do Sul

Vara especializada em crime organizado e lavagem de dinheiro é inaugurada no Rio Grande do Sul

Instalado no Foro Central de Porto Alegre, órgão terá abrangência sobre cidades da região metropolitana

Correio do Povo

Vara especializada foi instalada no prédio do Foro Central de Porto Alegre, mas terá abrangência sobre a cidades da região metropolitana

publicidade

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul implantou nessa terça-feira a primeira vara criminal especializada em crime organizado e lavagem de dinheiro do Estado. Denominada 17ª Vara Criminal de Porto Alegre, ela foi instalada no Foro Central I, mas terá abrangência sobre a Capital e cidades da região Metropolitana.

“É um grande avanço no enfrentamento especializado em uma área extremamente sensível”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro.

O juiz Ruy Rosado de Aguiar Neto atuará na 17ª Vara Criminal e abre os trabalhos com cerca de 500 processos. A principal preocupação do jurista não é o volume, mas a complexidade dos processos. Por isso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul avalia enviar um anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa para que a titularidade da vara seja exercida de forma colegiada, por três magistrados.

A 17ª Vara Criminal substitui a Vara do Juizado Especial Criminal do Foro Regional do Alto Petrópolis, dentro do esquema de concentração das varas criminais no Prédio I do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, e não mais dispersas pelos Foros Regionais. Além dela, já foram transferidas outras quatro varas, faltando a transferência de mais três, o que ocorrerá no segundo semestre, sempre para o Foro Central I.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895