Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior será o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior será o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Delegada Nadine Anflor foi anunciada como a nova Chefe de Polícia

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Governador eleito anunciou o vice Ranolfo Vieira Júnior como o secretário de Segurança do Estado

publicidade

O vice-governador eleito Ranolfo Vieira Júnior (PTB) será o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul no primeiro ano da gestão que terá início em 1º de janeiro. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo governador eleito Eduardo Leite (PSDB), na sede da transição, na Procergs, em Porto Alegre. Ranolfo é delegado da Polícia Civil gaúcha desde 1998 e foi chefe de Polícia do Estado entre 2011 e 2014, durante a administração do governador petista Tarso Genro.

Conforme Leite, Ranolfo deverá acumular as funções de secretário e vice no prazo estipulado em um ano para que seja o responsável pela implementação da estratégia de segurança pública idealizada pelo futuro governo.
A prioridade, segundo o futuro secretário, será a retirada da administração penitenciária de dentro da estrutura administrava de segurança pública para que se torne uma secretaria independente. O desmembramento, indicou, ocorrerá inicialmente com a reestruturação administrativa da área penitenciária e se consolidará através de projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia Legislativa para oficializar a separação.

Leite revelou que pretende viabilizar investimentos na área penitenciária acessando recursos do Fundo Penitenciário Nacional e também através da realização de parcerias público-privadas. “Não adianta termos um sistema de segurança mais eficiente, capaz de combater mais efetivamente a criminalidade e encarcerar mais criminosos que ameaçam a segurança da população, se não houver a capacidade de prender estes criminosos”, apontou Eduardo Leite, na coletiva após o anúncio.

Ranolfo, por sua vez, acrescentou que pretende também adotar nova visão sobre segurança no RS. “Segurança não se faz apenas colocando mais polícia nas ruas. É preciso ter uma atuação firme no enfrentamento da criminalidade, mas também é necessário ter uma visão inteligente sobre prevenção”, afirmou.

Eduardo Leite disse que entre as estratégias constam planos para identificar ambientes conflagrados pela ação de criminosos e atingidos por vulnerabilidade social. “Vamos buscar atuar nestas comunidades, com programas sociais, principalmente voltados para o suporte a crianças e adolescentes, com educação em tempo integral e atividades em turno inverso ao da escola”, exemplificou.

Ranolfo prometeu inovar no processo de integração entre as forças de segurança, inclusive com parcerias com as guardas municipais e as polícias federais, além de realizar um mapeamento do crime no Estado.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895