Victor Luiz Laus toma posse como novo presidente do TRF-4

Victor Luiz Laus toma posse como novo presidente do TRF-4

Desembargador assumiu o posto do colega Thompson Flores

Felipe Samuel

Victor Luiz Laus assumiu a presidência do TRF-4 em Porto Alegre

publicidade

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus assumiu nesta quinta-feira a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em Porto Alegre. Ele ficou no lugar do desembargador Thompson Flores, que a partir de agora passará a integrar a 8ª Turma. 

Além de Laus, o desembargador Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle assumiu o cargo de vice-presidente e a desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch será a nova corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região. Os magistrados serão responsáveis pela gestão do tribunal durante o biênio 2019-2021. A cerimônia, que contou com a participação de diversas lideranças políticas, entre elas o presidente em exercício, Hamilton Mourão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o governador do Estado, Eduardo Leite, foi realizada no plenário do TRF-4 e começou com 38 minutos de atraso. 

O desembargador Thompson Flores deu início à solenidade e elogiou a trajetória do ministro Moro durante 22 anos na magistratura. Em sua despedida do cargo, elogiou desembargadores federais, alertou para "elevada carga de trabalho distribuída ao tribunal", que no ano passado julgou 134.892 processos e afirmou que sai com a "sensação de dever cumprido". Conforme o desembargador, essa realidade se verifica em relação a todos os órgãos do Poder Judiciário brasileiro. "Urge concretizar a imediata reformulação das leis processuais, tanto civil como penal, para que os processos criminais e as causas cíveis, sobretudo as de pequeno valor e mais singelas, tenham seu desfecho sem formalismos inúteis e com a celeridade reclamada pelo progresso de nossa nação e pela tecnologia moderna", afirmou. 

Ao deixar a presidência da Corte, Thompson Flores passa a integrar o colegiado responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato, em segunda instância, e se torna um dos três desembargadores que vão julgar o recurso do ex-presidente Lula referente à condenação no processo do sítio de Atibaia. 

Natural de Joaçaba, Santa Catarina, o novo presidente do TRF4, Victor Laus, 56, destacou os desafios que terá à frente da Corte. "Tribunal estará aberto à sua responsabilidade constitucional, de garantir o acesso à cidadania e fomentar uma cultura de paz, zelar pela coisa pública, pela ética na relação de administração", destacou. E garantiu que o TRF4 utilizará todas as ferramentas e meio adequados para 'resolução de conflitos'. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Laus trabalhou como promotor de Justiça naquele estado antes de assumir o cargo de procurador da República. Em 2002, assumiu a vaga de desembargador do TRF4 destinada ao Ministério Público Federal (MPF). 

 

 

 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895