Política

Weintraub diz que Lewandowski tentou comprar a casa dele em São Paulo

Ex-ministro da Educação afirmou que a proposta foi feita ao advogado dele e que negócio seria intermediado por corretora


Weintraub declarou que está administrando uma situação de crise deixada pelo governo passado
Weintraub declarou que está administrando uma situação de crise deixada pelo governo passado Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

Em depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira, o ex-ministro da Educacão Abraham Weintraub afirmou que o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), tentou comprar a casa dele em São Paulo (SP). De acordo com Weintraub, a oferta teria ocorrido quando ele estava nos Estados Unidos.

O ex-ministro foi ouvido em um inquérito que corre no Supremo e investiga a propagação de notícias falsas (fake news) e ataques à corte. A oitiva ocorreu por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Weintraub ficou na superintendência regional da PF na capital paulista por cerca de duas horas.

Ele prestou depoimento por videoconferência para a delegada Denisse Ribeiro, lotada em Brasília (DF). Abraham afirmou não se recordar exatamente da data em que teria recebido a proposta do ministro, mas que o fato ocorreu no segundo semestre de 2021.

Ele também declarou que, atualmente, reside nos Estados Unidos, mas que a residência em São Paulo continua sob sua propriedade. Ele preferiu não informar seu endereço nos EUA, alegando que está sendo vítima de ameaças. A proposta de compra do imóvel teria ocorrido por meio do advogado Auro Hadano Tanaka.

O ex-ministro da Educação afirmou que uma corretora tentou intermerdiar a venda e que a proposta ocorreu após Lewandowski negar uma ação de habeas corpus apresentada por ele. Todos os demais ministros do Supremo, com exceção de Alexandre de Moraes, também analisaram o habeas corpus. Ricardo Lewandowski ainda não se manifestou sobre o caso.