Porto Meridional é apresentado a empresários do setor do aço em Porto Alegre

Porto Meridional é apresentado a empresários do setor do aço em Porto Alegre

Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) promoveu palestra sobre projeto de modal no Litoral Norte

Correio do Povo

Presidente da AARS ressaltou a importância do Porto Meridional para o setor.

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A apresentação do projeto do Porto Meridional foi pauta da reunião-almoço promovida pela Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), nesta quarta-feira,18, na sede da entidade, em Porto Alegre. O projeto, que pode chegar a um investimento total de R$ 6 bilhões, pretende operacionalizar o segundo porto marítimo do Rio Grande do Sul, em Arroio do Sal, no Litoral Norte, até o final de 2024. Com palestra do engenheiro e ex-deputado federal Fernando Carrion e do presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, a proposta era que empresários do setor se inteirassem sobre o modal logístico.

“Esse evento tem uma importância estratégica para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. Trazemos 1,5 milhão de toneladas de chapas de aço para nossas empresas por ano. São necessárias mais de 300 mil carretas. Isso atrasa nosso sistema e tolhe a agilidade das nossas empresas, além de encarecer o custoo do nosso sistema siderúrgico”, explicou o presidente da AARS, José Antônio Fernandes Martins.

Carrion participou, quando parlamentar, da criação da Lei 8630/93, a Lei dos Portos, que abriu esse setor para o investimento privado. “O Carrion identificou o local para colocar o porto. Estou aqui para executar o projeto, que é dele”, afirmou João Acácio. Ele comparou o Estado ao vizinho, Santa Catarina, que conta com seis portos ou terminais marítimos, em breve passando para nove, enquanto aqui existe apenas o porto de Rio Grande. “Falta porto e com isso as cargas do norte do Estado, que representa 70% do PIB, fogem para outros locais. Perde-se 15 milhões de toneladas de carga que vão para outros portos”, frisou.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estava o senador Luis Carlos Heinze (PP), entusiasta dos projetos federais que buscam fomentar o transporte hidroviário. “O RS precisa de um novo modal de transporte. Esse segundo porto marítimo é extremamente importante. Temos indústrias gaúchas saindo do Estado pelo alto custo da logística. Recebemos aço de outros estados e fazemos peças e máquinas para exportar para o resto do Brasil de caminhão. O interesse é que o setor conheça o projeto”, disse.

Heinze lembrou que, recentemente, empresários de Chapecó, em Santa Catarina, realizaram evento para se inteirar sobre o Porto Meridional. “Se eles querem conhecer, que dirá o empresariado gaúcho”, enfatizou o senador. Além dele, o presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Implantação do Porto Meridional da Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch (PP) prestigiou o evento que contou com outros deputados estaduais, vereadores da Capital, políticos do Litoral Norte e empresários.

“A criação desse porto, próximo de Porto Alegre e Caxias do Sul, grandes consumidores de chapas de aço é muito importante. É preciso que façam isso acontecer. Não é um sonho de verão, mas uma necessidade que nossas empresas têm para se tornar competitivas”, destacou o presidente da AARS. A previsão é que as obras iniciem no primeiro trimestre do ano que vem. Ainda faltam etapas como a conclusão de estudos de impacto ambiental e a mudança do Plano Diretor do município de Arroio do Sal, que devem ser concluídos ainda em 2022.


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