Arco comemora oito décadas nesta terça-feira

Arco comemora oito décadas nesta terça-feira

Entidade tem 1,5 mil associados

Patrícia Feiten

publicidade

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) completa 80 anos nesta terça-feira. Com sede em Bagé, a entidade tem 1,5 mil associados de todo o país – com exceção do Amapá e de Rondônia – e contabiliza cerca de 2 milhões de animais de 28 raças registrados ao longo da sua história.

Criada inicialmente como uma associação regional em Sant’Ana do Livramento, para congregar produtores gaúchos, a Arco recebeu do Ministério da Agricultura, em 1977, o status de entidade nacional. “Desde o nascimento, a Arco foi protagonista no melhoramento e crescimento do rebanho ovino, seja para genética ou (uso) comercial”, diz o presidente da entidade, Edemundo Ferreira Gressler.

Entre os marcos da história da associação, ele destaca a digitalização de processos que acelerou o registro genealógico, área de especialização da Arco. “Dentro do serviço de cartório, saímos da era dos cadernos de capa dura e hoje nosso criador faz tudo online”, afirma Gressler, que, como inspetor técnico de registro, há 40 anos acompanha a evolução da entidade. Outra conquista foi a oficialização e organização das exposições de animais promovidas em todo o Brasil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895