Avanço de janeiro anima exportação

Avanço de janeiro anima exportação

Volume é 759% superior ao de janeiro do ano passado

Patrícia Feiten

publicidade

O Brasil exportou 84,2 mil toneladas de arroz em janeiro, volume 759% superior ao de 9,8 mil toneladas embarcadas no mesmo mês em 2021. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz, com base em dados do Ministério da Economia. Em receita, as vendas somaram 44 milhões de dólares, um aumento de 363% sobre os 9,5 milhões de dólares de janeiro de 2021.

O desempenho foi puxado pelas compras da Costa Rica, Peru, Senegal e Venezuela. Também contribuíram os embarques para Espanha e Portugal. “Não são destinos tradicionais na pauta exportadora do setor, o que mostra a importância da internalização do acordo Mercosul-União Europeia”, afirmou a gerente de exportações da Abiarroz, Carolina Telles Matos, em nota.

A expectativa da entidade é que o mercado ganhe ainda mais impulso neste ano, com a renovação do Projeto Brazilian Rice, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

No mês passado, o Brasil importou 18,9 mil toneladas de arroz, por 9,6 milhões de dólares. Em de janeiro de 2021, as compras no exterior somaram 70,5 mil toneladas e custaram 44 milhões de dólares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895