BNDES reabre linhas de crédito para agropecuária

BNDES reabre linhas de crédito para agropecuária

Produtor volta a ter acesso a recursos de programas como o Moderfrota, Moderinfra, Inovagro, ABC, Pronamp e Pronaf Investimento, entre outros

Danton Júnior

publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu na segunda-feira os pedidos de financiamento voltados ao setor agropecuário. Entre as linhas que voltaram a ser disponibilizadas está o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), uma das mais utilizadas para aquisição de máquinas agrícolas, que estava suspensa desde o final de novembro devido ao comprometimento dos recursos disponíveis.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, o esgotamento de recursos do Moderfrota fez com que, nos últimos meses, o Programa BNDES Crédito Rural ganhasse força entre os produtores para a compra de máquinas. Embora tenha taxa de juros mais alta, de 9,5% ao ano (no Moderfrota, a taxa é de até 7,5%), a nova linha, em operação desde março, oferece dois anos de carência e oito para pagamento. “Quando faltou o Moderfrota, as fábricas não se queixaram”, afirma Bier. Mesmo assim, o dirigente considera positiva a retomada do Moderfrota, já que agora o produtor vai poder optar entre as duas linhas. “Como os preços da soja e do milho estão muito bons, o pessoal está animado e comprando”, observa.

De acordo com Bier, o volume de recursos necessário para atender o setor até o fim do primeiro semestre seria de R$ 10 bilhões. Para o dirigente, a expectativa é de que 2021 seja um ano mais favorável aos fabricantes. Ele acredita que o problema do fornecimento de peças, que foi um obstáculo enfrentado pela indústria em 2020, decorrente da pandemia da Covid-19, deve ser superado até março deste ano.

Em circular publicada na internet, o BNDES informa que a reabertura do financiamento vale também para os programas de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp Investimento), Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa (Programa ABC), Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), Construção de Armazéns (PCA), Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido (Moderinfra), Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro), Desenvolvimento Cooperativa para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895