Brasil busca potássio do Canadá

Brasil busca potássio do Canadá

Tereza Cristina reuniu-se com representantes de empresas do país

Patrícia Feiten

publicidade

Em busca de saídas para o suprimento de fertilizantes, ameaçado pela guerra travada entre Rússia e Ucrânia, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reuniu-se na segunda-feira com representantes de empresas canadenses. Nos encontros, a ministra abordou as dificuldades que os agricultores brasileiros terão de enfrentar com a redução das importações de insumos da Rússia e da Bielorrússia.

Uma das empresas, a Canpotex, que exporta potássio proveniente das duas principais mineradoras do Canadá, disse que pretende aumentar as vendas ao Brasil, que atualmente são de 4 milhões de toneladas por ano. Tereza Cristina também conversou com o vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson, e com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien e Fertilizer Canada. Além de ampliar o comércio de fertilizantes, convidou as empresas a investir em projetos no Brasil.

O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola. No caso do potássio, o percentual de produto importado é de cerca de 95%. Atualmente, o país é o quarto consumidor global de adubos, responsável por cerca de 8% do total, e é o maior importador mundial. Em 2021, as importações brasileiras desses insumos foram superiores a 41 milhões de toneladas, o que equivale a mais de 14 bilhões de dólares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895