O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (Copaaergs) emitiu orientações aos produtores rurais para o final da safra de inverno e o início da safra de verão em seu boletim trimestral divulgado ontem. As recomendações tomam como base a constatação de que a probabilidade de ocorrência do fenômeno climático La Niña – resfriamento da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical que costuma reduzir a ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul – passa de 70%. Para outubro e novembro, a previsão sinaliza precipitações abaixo da média e para dezembro são esperados padrões próximos da média climatológica.
No caso de culturas de outono-inverno (trigo, aveia e cevada), que estão entrando em fase de colheita, o Copaaergs indica continuar monitorando a ocorrência de doenças de final de ciclo e pragas.
Para o arroz, cultivo de primavera-verão, a sugestão é dimensionar a área conforme a disponibilidade de água dos reservatórios, além de escalonar o plantio de acordo com a cultivar – primeiro as de ciclo longo e, depois, as de médio e precoce.
Em lavouras de milho e feijão, a semeadura deve ser iniciada quando a temperatura do solo a 5 cm de profundidade estiver acima de 16°C e houver umidade adequada da terra.
Para a soja, recomenda-se começar o plantio apenas quando for constatada umidade adequada do solo, evitando períodos em que houver previsão de chuvas intensas.
O Conselho reúne especialistas em Agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima.