Associados da Abimaq projetam aumento de 6% nas intenções de compra de máquinas para grãos
capa



Associados da Abimaq projetam aumento de 6% nas intenções de compra de máquinas para grãos

Percentual ficou dentro da expectativa da associação que é aumentar de 5% a 8%

Por
Cíntia Marchi

Abimaq projetam aumento de 6% nas intenções de compra de máquinas para grãos

publicidade

Levantamento feito pelas indústrias de máquinas e equipamentos associadas à Abimaq apontou que as intenções de compra de máquinas para grãos cresceram 6% na 19ª Expodireto Cotrijal em relação à feira passada. O percentual ficou dentro da expectativa da associação que é aumentar de 5% a 8% as vendas nacionais neste ano. No segmento da irrigação, houve crescimento de 18%, enquanto que, em armazenagem, registrou-se queda de 13%.

Para o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, da Abimaq, Pedro Estevão Bastos, o aumento de 6% nas intenções de compra é considerado bastante expressivo e que pode ter sido influenciado pela elevação dos preços da soja nas últimas semanas. Já quanto à sinalização do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de redução dos juros no próximo Plano Safra, Bastos diz que o anúncio pode ocasionar retração das vendas no primeiro semestre, mas não acredita que o produtor levará em conta apenas o juro para decidir se fará ou não o investimento. “O juro é apenas uma variável”.

Para ele, o aumento dos preços das commodities, bem como a busca por máquinas com mais tecnologia, tem sido pontos determinantes para o fechamento de negócios. “A necessidade de renovação normal da frota e a obsolescência tecnológica das máquinas têm sido dois fatores importantes para a indução de vendas”.