Fórum da Soja na Expodireto trará brasileiro que desenvolve tecnologia espacial para a agricultura
capa

Fórum da Soja na Expodireto trará brasileiro que desenvolve tecnologia espacial para a agricultura

Engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada Alexandre Mendonça de Barros falará sobre as perspectivas da economia agrícola para o Brasil e para o mundo

Por
Correio do Povo

Fábio Teixeira, fundador da Hypercubes, empresa norte-americana que está desenvolvendo um programa espacial para o agronegócio

publicidade

A Expodireto Cotrijal será palco do 31ª Fórum Nacional da Soja e levará até Não-Me-Toque, no dia 3 de março, a palestra de Fábio Teixeira, fundador da Hypercubes, empresa norte-americana que desenvolve um programa espacial para o agronegócio em parceria com produtores, agrônomos e pesquisadores brasileiros. Ele e a empresa dele produzem uma constelação de nanosatellites que podem analisar a composição química do material de solo.

A tecnologia permite olhar uma plantação e determinar o nível de fertilidade do solo, o stress, as espécies invasoras, as doenças e até os nutrientes que faltam nas plantas. Com os dados analisados nos próprios satélites, cerca de 100 terabytes a cada 90 minutos, que corresponde a uma volta completa do satélite pela Terra, o agricultor pode tomar as medidas necessárias para ter uma maior e melhor produção.

A palestra final do fórum será com o engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada Alexandre Mendonça de Barros. Ele falará sobre as perspectivas da economia agrícola para o Brasil e para o mundo. O fórum acontece na terça-feira, no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal. Os ingressos têm o valor de R$ 300 e podem ser reservados através do e-mail forum@cotrijal.com.br. A entrada do fórum dá direito a almoço no restaurante do parque.

• Programação

8h: Credenciamento
9h: Abertura
9h15min: Palestra “Construindo uma equipe homem-máquina para alimentar o mundo”, com Fábio Teixeira
10h30min: Palestra “Perspectivas da economia agrícola para o Brasil e o mundo”, com Alexandre Mendonça de Barros
11h45min: Encerramento