Israel apresenta na Expodireto exemplos de inovação para a agricultura e pecuária
capa

Israel apresenta na Expodireto exemplos de inovação para a agricultura e pecuária

Empresas israelenses também buscam parcerias com produtores gaúchos

Por
Correio do Povo

publicidade

*Com informações do repórter Chico Izidro

Exemplos de inovação para a agricultura e pecuária em Israel tem atraído a atenção de produtores gaúchos que visitam a Expodireto, em Não-Me-Toque. Entre os casos de sucesso do país está a recuperação de áreas impróprias para o plantio.

"O país tem apenas 20% do solo arável, mas mesmo assim conquistou notoriedade ao transformar uma região totalmente desértica em terra fértil para diversas culturas agrícolas, como frutas, legumes e flores", exemplifica Moshiko Frenkel, head de inovação israelense-brasileiro da Israeli Innovation Agency (INNA).

E se para os produtores gaúchos o contato é uma oportunidade de buscar novas tecnologias, para os representantes do país do Oriente Médio a feira no norte do Estado é uma vitrine para mostrar uma Israel diferente daquela retratada nos noticiários internacionais, com conflitos e atentados. Neste ano, dez empresas israelenses participam da Expodireto, um número inédito e que demonstra uma aproximação entre os dois países fortemente incentivada pelo governo federal. 

"É um país muito seguro para se viver", garante Moshiko, que em painel na tarde desta terça-feira apresentou um vídeo com imagens que mostraram a Israel moderna, com integração e proliferação de indústrias de vários setores.

Israel, ressalta Moshiko, alcançou excelentes resultados na agricultura, por exemplo, devido a ajuda de modernas tecnologias inovadoras e soluções inteligentes. "Para outros países, inclusive o Brasil, é adequado adaptar as novas tecnologias israelenses para a realidade local e melhorar os resultados na agricultura", defende.

O interesse da agência, inclusive, é na busca por um intercâmbio duradouro com os produtores gaúchos visando transferência de tecnologia e representação comercial.