Ministro Blairo Maggi é aguardado na Expodireto
capa



Ministro Blairo Maggi é aguardado na Expodireto

Secretaria Estadual de Agricultura irá entregar as reivindicações das cadeias do trigo, leite e arroz

Por
Correio do Povo

Ministro Blairo Maggi irá receber as reivindicações das cadeias do trigo, leite e arroz

publicidade

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visita a Expodireto nesta quinta-feira. Maggi será recepcionado pelo presidente da Cotrijal, Nei Mânica, às 10h30min. Maggi concede entrevista para imprensa na chegada e, depois, inicia a visita a feira. No começo da tarde, a partir das 13h, ele almoça com representantes de setores produtivos gaúchos e demais autoridades na Casa Cotrijal. O deslocamento de Não-Me-Toque para Passo Fundo está previsto para 16h30min.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, a Expodireto Cotrijal vai entregar as reivindicações das cadeias do trigo, leite e arroz. O secretário Ernani Polo observa que uma das demandas será a revisão de alguns pontos acordo do Mercosul. “Não somos contra, mas alguns setores são duramente atingidos pelo Mercosul”, diz Polo.

Conforme o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, a antecipação do Plano Safra 2018/2019, que é anunciado em julho, será outra reivindicação a ser entregue ao ministro. Mânica também pretende reforçar o pedido feito aos ministros Eliseu Padilha e Carlos Marun, que visitaram a feira na segunda, sobre o Funrural. “Queremos resolver o passivo do produtor com o Funrural”, adianta.

O presidente do Simers, Cláudio Bier, destaca que a pauta continua sendo o Plano Safra. A entidade busca, entre outras medidas, a redução da taxa de juros. Em reunião com ministros em Brasília, Bier havia pedido respostas sobre o pleito até a Expodireto. No entanto, a entidade não recebeu retorno sobre a demanda até o momento.