Primeiro dia de Expodireto recebe 25 mil visitantes
capa

Primeiro dia de Expodireto recebe 25 mil visitantes

Número 44% menor do que o registrado no ano anterior não diminuiu o otimismo dos organizadores

Por
Chico Izidro

Feira começou nesta segunda-feira e se estende até a sexta


publicidade

No primeiro dia da Expodireto, 25,6 mil visitantes estiveram no parque da Cotrijal, em Não-Me-Toque. Apesar do número ser 44% menor do que o registrado no ano passado, os dados não atrapalham o otimismo dos organizadores. Para Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, a feira será um sucesso. 

Nesta segunda-feira, além de milhares de agricultores e representantes de marcas do setor, passaram pelo parque nomes de peso do cenário político, como os ministros Onyx Lorenzoni e Tereza Cristina, das pastas da Cidadania e Agricultura, respectivamente, o governador do Estado, Eduardo Leite, além de senadores, deputados estaduais e federais e presidentes de federações.

"Isto é muito bom", destacou Schroeder. "O agronegócio depende muito de decisões políticas, que passam por Brasília. E a Expo mostra não estarmos isolados", ressaltou.

Apesar do otimismo, o dirigente não revelou números de negócios. "Hoje já tivemos contratos assinados, financiamentos feitos. Mas ainda é muito prematuro divulgar o volume de negócios", disse.

Schroeder afirmou que este ano será diferente de temporadas passadas. "Estamos atentos à realidade. Tivemos uma estiagem muito grande nesta região. E evidente que ela terá reflexos, mas acredito que não vai dificultar. Prevejo muitas coisas boas nesta semana", completou.

A estiagem, por exemplo, atrapalhou um pouco o engenheiro agrônomo e produtor rural Mauro Bianchini, de Carazinho, que passou a segunda-feira visitando a Expodireto. "Vim olhar as novidadades, mas infelizmente só olhar. Por causa da estiagem, não poderei fazer negócios", lamentou. Ele disse, porém, ter gostado do ambiente da feira, que classificou de bem organizada. "A segunda-feira é um dia tradicionalmente mais calmo, mas acredito que o movimento vá crescer ao longo da semana", disse Bianchini, veterano em participar da Expodireto.


Já o casal Seidler, Roberto e Simoni, produtores rurais de Coxilha (próxima a Passo Fundo) aproveitou a segunda-feira para visitar a Expodireto levando os filhos pequenos Gustavo e Guilherme a tiracolo. "Foi um dia bem proveitoso. Tiramos dúvidas de alguns produtos, conhecemos outros e compramos algumas coisas da agricultura familiar", mostrou Roberto.