Cabanha São Francisco fatura novamente campeonato da raça Romney Marsh na Expointer

Cabanha São Francisco fatura novamente campeonato da raça Romney Marsh na Expointer

Grande campeão macho foi o São Chico Laureano

Jessica Hubler

Cabanha São Francisco fatura novamente campeonato da raça Romney na Expointer

publicidade

Pelo segundo ano consecutivo a Cabanha São Francisco, de Bagé, conquistou o grande campeonato da raça Romney Marsh, tanto nos machos quanto nas fêmeas. O grande campeão macho foi o São Chico Laureano 4912 (box 92), tatuagem 4912, 114 quilos e a grande campeã São Chico Laureano 4905 (box 85), tatuagem 4905, 94kg. Os dois animais vitoriosos são irmãos, filhos de um ovino importado do Uruguai, que foi considerado o terceiro melhor macho do evento uruguaio Expo Prado em 2016.

De acordo com o dono dos grandes campeões, Manuel Rossell Sarmento, 84 anos, a tradição familiar de trabalho no campo, que acontece há cinco gerações, tem grande responsabilidade na representação da raça. "É um trabalho constante que vem sendo reconhecido e valorizado historicamente na Expointer", declarou. Desde a edição de 2012 a Cabanha São Francisco conquista grandes campeonatos.

Conforme os jurados Gustavo Veloso, de Bagé e Francisco Bidone, de Cachoeira do Sul, os dois exemplares impressionaram pela pureza racial. O grande campeão, de acordo com Veloso, se destacou pelo conjunto. "É um animal muito equilibrado, com nobreza e expressão racial, o que nos chamou atenção", explicou. Já a fêmea, de acordo com Veloso, demonstrou profundidade de costela e bons posteriores, além de exibir "qualidade de carne da raça e cabeça feminina". 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895