Catálogo destaca presença quilombola no artesanato gaúcho

Catálogo destaca presença quilombola no artesanato gaúcho

Publicação foi lançada neste domingo na Expointer

Correio do Povo

Catálogo tem como público-alvo os interessados em conhecer os saberes e fazeres quilombolas

publicidade

A atuação de quilombolas na produção artesanal do Rio Grande do Sul foi reunida em um catálago virtual, lançado neste domingo no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, em Esteio. A produção atende a uma demanda antiga de artesãos quilombolas e tem o objetivo de dar visibilidade e possibilitar a comercialização de obras. 

Segundo a extensionista rural da Emater e coordenadora da Assistência Técnica e Rural dos Povos Tradicionais Quilombolas, Regina Miranda, a publicação é um importante instrumento de complementação de renda para os trabalhadores. “Nesse primeiro momento, estão participando 11 artesãs, um artesão, e três grupos de mulheres quilombolas artesãs”, explica Regina.

Segundo ela, o artesanato quilombola utiliza em grande parte matéria-prima do meio rural, como fibras, palhas, couro, cerâmica e lã de ovelha. “Esses materiais estão muito presentes no fazer artesanal quilombola. Mas é importante frisar que esse artesanato se atualiza, incorpora técnicas e novas matérias-primas, porque a estratégia quilombola é muito diversificada”, esclareceu Regina.

A artesã Marlise Borges, da comunidade quilombola da Linha Fão, do município de Arroio do Tigre, é uma das contempladas no catálogo. “Ele é muito importante porque divulga nosso trabalho. Nossa comunidade tá sendo muito representada. Tá sendo muito vista. Pra mim, isso é tudo”, disse com alegria.

A publicação é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS-Ascar e pode ser acessada neste link.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895