Em visita à Expointer, Mourão comemora retorno do público ao parque: "a vacina permitiu isso"

Em visita à Expointer, Mourão comemora retorno do público ao parque: "a vacina permitiu isso"

Vice-presidente foi recebido por lideranças políticas e do agronegócio gaúcho

Nereida Vergara

Vice-presidente montou em cavalo na pista de provas

publicidade

Cercado por seguranças e assediado por apoiadores do governo e do presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou nesta segunda-feira a 44ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Aplaudido por produtores, Mourão iniciou seu tour pelo parque na Pista Central, acompanhado pela secretária da Agricultura, Silvana Covatti, pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e pelos presidentes da Federação Brasileira de Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

No trânsito pelo parque, provocado pela imprensa, o presidente afirmou que o avanço da vacinação tornou a principal feira dos gaúchos possível. "A vacinação é que possibilitou a vinda do público. A feira é fundamental para mostrar tudo aquilo que a agropecuária do Rio Greande do Sul produz", comentou. Perguntado sobre as manifestações programadas para o 7 de Setembro, pró e contra o governo, o general se limitou a um aceno negativo com a cabeça.

Mourão entregou um prêmio à novilha maior da raça Brangus e experimentou montar num dos cavalos campeões da Raça Árabe. 

Após o roteiro, o vice-presidente participou de um almoço na sede da Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia. Após, acompanhou a cerimônia de descerramento de uma placa de inauguração da nova sede da federação.

Desde o início da manhã o Parque Assi Brasil conta com um rígido esquema de segurança e diversas áreas estão bloqueadas para acesso do público. Mourão deve deixar o Rio Grande do Sul ainda nesta segunda-feira, rumo à Brasília, via base aérea de Canoas.

A visita do presidente Jair Bolsonaro é aguardada para sábado no Parque de Exposições Assis Brasil.

Público retorna ao parque

No primeiro final de semana de feira, cerca de 18,3 mil pessoas passaram pelo Parque Assis Brasil, um contingente que representou menos de um quarto do contabilizado no primeiro sábado e domingo da 42ª Expointer, em 2019, quando 93 mil pessoas estiveram na feira.

Ainda assim, o número deste ano, apesar de baixo, superou as expectativas dos organizadores, principalmente ontem, quando o parque chegou a ter 74% de ocupação, tendo em vista a capacidade máxima de 15 mil pessoas ao dia, devido às restrições impostas pela pandemia.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, que voltou a receber o público a pé, as vendas no primeiro dia superaram a casa dos R$ 200 mil. Com 7 mil metros quadrados, o pavilhão tem 210 estandes neste ano, reunindo 228 empreendimentos dos setores de alimentos e artesanato e a capacidade de ocupação do espaço é de 800 pessoas simultaneamente.


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade



publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895