Emater prevê safra recorde de soja no verão
capa

Emater prevê safra recorde de soja no verão

Rio Grande do Sul deverá colher 19,7 milhões de toneladas do grão

Por
Christian Bueller

RS deve colher 1,2 milhão a mais de soja do que no mesmo período do ano anterior

publicidade

Previsão de safra recorde de soja no verão. Esta é a estimativa divulgada pela Emater/RS-Ascar, na manhã de hoje, durante o tradicional Café da Manhã com a Imprensa, na sua sede no Parque Assis Brasil, em Esteio, na Expointer. O RS deverá colher 19,7 milhões de toneladas do grão, 1,2 milhão a mais do que no mesmo período do ano anterior. A produção de soja, arroz, feijão e milho deverão ter aumento de 5,67% em 2019/2020 comparado ao ciclo passado.

O anúncio contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e o presidente da Emater/RS-Ascar, Geraldo Sandri. A área (1,93%) e a produtividade (4,31%) da soja também deverão subir no RS chegando a quase 6 milhões de hectares. Os números foram apresentados pelo diretor-técnico da instituição, Alencar Rugeri. “Foi o grão com as melhores previsões, temos a preocupação da monocultura, mas estamos trabalhando nisso”, conta.

Na cultura do milho, a expectativa é de aumento de 1% na área plantada, 2,6% na produtividade por hectare e 3,6% na produção, chegando a 5,9, milhões de grãos na safra 2019/2020. Os dados da estimativa foram colhidos entre 22 de julho e 7 agosto tendo por base os últimos dez anos.