Empresa lança sistema para qualificar armazenagem de grãos

Empresa lança sistema para qualificar armazenagem de grãos

Cersys, da Industrial Pagé, auxilia na melhor conservação do produto

Franceli Stefani

Cersys é um sistema que auxilia na melhor conservação dos grãos

publicidade

O Brasil tem uma capacidade de armazenagem de 160 milhões de toneladas de grãos para uma safra, conforme previsão dos órgãos oficiais, de em torno de 240 milhões de toneladas ao ano. Fato que ocasiona uma deficiência de armazenagem estimada em 80 milhões de toneladas de grãos. A informação foi repassada pelo supervisor comercial da Industrial Pagé, Amilcar Rostro Junior.

A empresa, que já é uma das maiores fabricantes do país em equipamentos de recepção, limpeza, secagem e armazenagem de grãos, apresenta na Expointer uma nova tecnologia que auxiliará a todos os armazenadores de grão o gerenciamento de seu produto. É o Cersys, com a tecnologia 4.0. Amilcar explica que a Pagé desenvolveu, através de uma empresa coligada, a plataforma para que os produtores possam monitorar em tempo real sua safra. Ele explica que a tecnologia atende todos os quesitos fundamentais para a melhor conservação dos grãos, maximizando o lucro, mantendo a qualidade e assim, reduzindo a quebra técnica e necessidade de expurgo e também aumentando a economia de energia.

O acompanhamento é 100% online. De acordo com o supervisor, o sistema permite uma melhor conservação dos grãos, com isso o proprietário consegue fazer o controle através do seu próprio smartphone.  “Importante porque o produtor vai conseguir ter visão de como está seu grão, aliada a economia de energia, com menos perdas e saberá, exatamente, pois sendo automatizado o sistema vai acionar automaticamente os acessórios que irão manter a qualidade dos grãos”.

Hoje já existem algumas tecnologias semelhantes, porém nada se compara a Cersys, que está dentro de parâmetros técnicos, de acordo com a nova tecnologia 4.0 - que é o que tem de mais inovador no mercado mundial, pois tem uma tecnologia embarcada desenvolvida por profissionais  e pesquisadores altamente qualificados.

De acordo com a engenheira agrônoma da Procer Tecnologia em Armazenagem de Grãos, Miriani Mota Zeferino, parceira que desenvolveu a plataforma – exclusiva da Pagé – o cliente pode fazer o monitoramento via internet e também acompanhar o registro histórico, sendo possível emitir gráficos e relatórios para análises posteriores. “É possível visualizar temperatura e umidade intergranular dentro do silo. Todo o sistema fornecido é composto por cabos de termometria digital, estação meteorológica e equipamentos exclusivos para a completa leitura das informações”, frisa. A novidade também atende a sistemas de termometria já existentes através de compatibilizações.

“Nosso diferencial é acompanhamento, assessoria e monitoramento paralelo ao cliente 24 horas por dia, sete dias da semana durante a safra, através de acompanhamentos a distância por profissionais qualificados”, diz a engenheira. Segundo ela, os profissionais orientam dentro das práticas para a melhor conservação para cada situação. Isso acontece desde o início da safra até o momento do descarregamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895