Expointer terá espaço dedicado aos avanços e soluções tecnológicas para área do campo
capa

Expointer terá espaço dedicado aos avanços e soluções tecnológicas para área do campo

Embrapa mostrará novidades além de lançar publicações para a agropecuária

Por
Correio do Povo

Expointer terá espaço dedicado aos avanços e soluções tecnológicas para área do campo

publicidade

Seis unidades da Embrapa – Clima Temperado (Pelotas), Pecuária Sul (Bagé), Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília), Gado de Leite (Juiz de Fora), Soja (Londrina), Uva e Vinho (Bento Gonçalves) – participarão da 41ª Expointer para mostrar ao público as novidades e soluções tecnológicas para a agropecuária encontradas pela pesquisa nos últimos anos, sobretudo nas áreas de qualidade da carne, pastagens e pecuária de precisão. A empresa pública ocupará espaço no Pavilhão Internacional, no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e também estará em áreas conjuntas com o Senar, Sebrae e Emater para apresentar projetos desenvolvidos em parceria com esses serviços.

Entre as atrações para os pecuaristas estão a exposição “Pasto – 365 Dias do Ano”, que exibirá cinco cultivares com características de boa produção de forragem. No dia 27, à tarde, serão lançadas soluções tecnológicas e publicações. Entre as novidades está a régua de manejo de pastagens BRS Sul, com indicadores para as principais espécies forrageiras utilizadas no Sul do Brasil. Por facilitar a indicação de altura de entrada e saída de pastejo ou corte, a ferramenta permite a tomada de decisões rápidas quanto ao ajuste da carga animal na pastagem.

•  Casa autossustentável abastecida por energia solar é uma das novidades desta Expointer

A Embrapa também vai apresentar o Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC), desenvolvido em parceria com a Promebo – Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, que substituirá o antigo Índice Carcaça e permitirá avaliar os reprodutores que propiciarão um valor superior agregado às carcaças de seus descendentes, se comparados a um touro médio da mesma raça.

Na programação da empresa pública também está o lançamento de uma série de publicações, entre as quais o Manual de Cortes de Carne Bovina, Uso da Terra no Rio Grande do Sul, Cartilha do Agricultor – Micotoxinas do Trigo e Monitoramento da Pecuária Brasileira.