Ministra da Agricultura assina contrato de retomada do Programa Terra Brasil no Rio Grande do Sul

Ministra da Agricultura assina contrato de retomada do Programa Terra Brasil no Rio Grande do Sul

O programa financia a compra de imóveis por agricultores e garante assistência técnica por cinco anos em todos projetos

Nereida Vergara

publicidade

Um dos programas mais aguardados pela agricultura familiar, o Terra Brasil (Programa Nacional de Crédito Fundiário), foi retomado no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com a assinatura pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, da contratação de um financiamento pelo agricultor Rodrigo Mulling Runk, de São Paulo das Missões. O programa financia a compra de imóveis por agricultores entre 18 e 70 anos, até o teto de R$ 158 mil, e garante assistência técnica por cinco anos em todos projetos, que devem ser obrigatoriamente elaborados por profissionais habilitados, como agrônomos e técnicos agrícolas.

Runk adquiriu um terreno de 16 hectares em São Paulo das Missões para iniciar negócio próprio de produção leiteira e suinocultura. As mesmas atividades eram desempenhadas na propriedade da família.

Segundo a Fetag, desde 2016 o estado não conseguia concretizar financiamentos deste tipo. A entidade estima que pelo menos 1 mil agricultores aguardam a oportunidade. "A principal vantagem é que agora o processo foi simplificado e pode ser feito digitalmente, o que diminuiu o tempo de espera de um ano para quatro meses", explica o assessor de política agrícola,  Kaliton Prestes.
 


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade



publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895