Touro mais pesado da 42ª Expointer é um Limousin de 1.280 quilos
capa

Touro mais pesado da 42ª Expointer é um Limousin de 1.280 quilos

Dado da Boa Esperança é da Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul

Por
Jonathas Costa

Pesagem oficial do touro Dado da Boa Esperança marcou 1.280 quilos

publicidade

O touro Dado da Boa Esperança, de 1.280 quilos, é o animal mais pesado da Expointer de 2019. A pesagem oficial foi confirmada na noite deste domingo.

Edgar Lima, conhecido como Cacaio Lima, é o proprietário da Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul. Criador da raça Limousin, ele comemorou o título e garantiu que a marca é resultado de um longo trabalho. "Crio meus animais soltos no campo para se exercitar", conta, ao detalhar que Dado é alimentado três vezes ao dia com silagem de milho, ração e casquinho de soja.

Dado tem quatro anos de idade e já é um touro premiado. Na edição do ano passado da Expointer ele ganhou como grande campeão da raça Limousin. Neste ano, já faturou o mesmo título na ExpoLondrina. A expectativa do criador é pelo julgamento que acontece nesta segunda-feira. "Se ele ganhar novamente, seu preço valoriza e eu vou mandá-lo para uma central de coleta de sêmen", projeta.

A Fazenda Boa Esperança está no Parque de Exposições Assis Brasil neste ano com 10 animais. É da mesma propriedade o touro mais pesado da feira nas edições de 2016 e 2017. O 3M Batista veio a Esteio com 1.375 quilos no primeiro ano que ganhou o título de mais pesado e retornou ao parque no ano seguinte com incríveis 1.450 quilos. O animal morreu no ano seguinte.

Foto: Mauro Schaefer